Engenheiro agrônomo Vagner Kohn Behling destaca a importância de realizar procedimento
Nesta edição, o Arauto Saúde trouxe o engenheiro agrônomo Vagner Kohn Behling, responsável técnico da Agro Fumigações, para falar sobre desinsetização, a também chamada dedetização. Segundo o engenheiro, em áreas urbanas, algumas épocas do ano, percebemos com mais intensidade as pragas. No verão elas se desalojam de seus esconderijos que geralmente são esgotos e locais descuidados como matos. Por isso, o correto é fazer uma eliminação destes pontos e, preventivamente, realizar alguns tratamentos de pragas, possíveis através de empresas especializadas capacitadas para a aplicação de produtos adequados para esta finalidade.
Quando o serviço é aplicado, a indicação é de que nas residências seja verificada a permanência de crianças, idosos e animais, que ficam mais suscetíveis aos efeitos dos produtos químicos. Cada caso é avaliado para que se escolha o melhor método de tratamento. Insetos como as abelhas, por exemplo, podem prejudicar as colônias carregando o produto para a colmeia colônias. “Por isso a importância do planejamento”, revela. O termo eliminação de pragas não é utilizado, explicou o engenheiro: “é bem difícil acontecer a eliminação total das pragas, e essa é a razão de usamos o termo controle”, conta.
Existem hoje diversos tipos de produtos no mercado, alguns para empresas especializadas, cada um com uma ação específica e um potencial de gravidade sobre algumas pessoas, podendo causar alergias e alguns desses produtos ainda são cumulativos. Este serviço de desinsetização serve para a eliminação de baratas, ratos, que causam não somente as doenças, mas também danos na questão financeira, quando os bichos furam embalagens de alimentos, que depois de violadas devem ser descartadas com o produto.