Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) contabilizou registros até o mês de outubro de 2022
Vale do Sol teve até outubro deste ano, 134 pessoas contratadas e 130 demitidas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), e mostram um cenário já conhecido no município, a saída dos vale-solenses para trabalharem em outros municípios. A situação preocupa a Administração Municipal, que busca alternativas para fazer com que os munícipes fiquem em Vale do Sol.
Segundo apontam os dados, a tendência é que o ano continue fechando na média registrada em 2020 e 2021. No ano da pandemia, foram 109 admissões (contratações) e 123 desligamentos, um saldo de -14 pessoas trabalhando. Já no ano passado, houve uma recuperação, tendo em vista as 192 contratações e 150 desligamentos, que fizeram Vale do Sol ter um saldo positivo de 42 pessoas empregadas a mais no ano. Em 2022, até o momento, os números apresentam 134 pessoas contratadas e 130 demitidas, com um saldo positivo de quatro pessoas. O setor que mais teve contratações foi o comércio, com 57 admissões, seguido pelos serviços, que engloba a Administração Pública.
Segundo o secretário de Finanças de Vale do Sol, Claudeomir Karnopp, os dados mostram que o município ainda está fortemente vinculado à agricultura, pois a maioria dos vale-solenses tira seu sustento do meio rural, que não é enquadrado no sistema do CAGED. Assim, apenas os trabalhadores com carteira assinada aparecem no levantamento. “Vale do Sol é um município em que sua economia gira em torno da agricultura. Mas, estamos tentando fazer com que as empresas invistam aqui, para gerar novos empregos na cidade. Estamos com algumas situações encaminhadas, que podem fazer com que novas vagas abram para os vale-solenses”, destaca.
Empresas
No que se refere às empresas, em 2021 Vale do Sol teve a abertura de 96, sendo a ampla maioria de Microempreendedor Individual (MEI) e Empresário Individual (EI). Contudo, durante o ano, também foram fechados 106 registros. Já em 2022, do período entre 1º de janeiro e 30 de novembro, foram 85 empresas abertas e 55 fechadas, o que representa uma tendência mais promissora para a economia vale-solense. A abertura da Sala do Empreendedor na Prefeitura é vista como um dos pontos essenciais para a consolidação e fortalecimento do empreendedorismo local.
Notícias relacionadas
Café Empresarial aborda efeitos da gestão financeira na lucratividade da empresa
O encontro ocorre na próxima quarta-feira, às 8h, no auditório 2 da entidade
Encontro com o Sindilojas pauta vendas pela internet para pequenos negócios
Evento ocorre na próxima quinta-feira; inscrições são um brinquedo ou quilo de alimento não-perecível e estão abertas
Comércio se diz otimista com pagamento da primeira parcela do 13% salário
Projeção da CDL Santa Cruz é de aquecimento da economia e aumento no movimento das lojas nesta reta final do mês
Veículos e eletrônicos estão no leilão regional da Receita Federal no Rio Grande do Sul
A Superintendência da Receita Federal realizará, no dia 29, um leilão eletrônico para a alienação de mercadorias apreendidas ou abandonadas