Estrutura é considerada fundamental para manutenção do nível do Rio Jacuí em General Câmara, Vale Verde e Rio Pardo
O prefeito Carlos Gustavo Schuch, em reunião virtual com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), recebeu a confirmação de que foi iniciada, na semana passada, a recuperação emergencial das alças estragadas na barragem de Amarópolis, em Santo Amaro. A estrutura é considerada fundamental para manutenção do nível do Rio Jacuí em General Câmara, Vale Verde e Rio Pardo.
O chefe do Executivo explicou que inicialmente está sendo feito um trabalho por uma equipe contratada, de levantamento das alças estragadas, que ficarão fixas, até que se inicie a recuperação das mesmas, o que segundo o Dnit deve iniciar no próximo ano, com um orçamento inicial de R$ 40 milhões. O Departamento Nacional informou ao prefeito que o orçamento total para a conclusão de reforma da barrage, é de R$ 150 milhões, que deve ser executado em três anos.
“Foi uma ótima notícia, pois já vínhamos mantendo reuniões e contatos com o Dnit e o governo federal, desde 2017, com o objetivo de solicitar a reforma da barragem, que para nós, tem importância fundamental no turismo, por conta do Balneário Monte Alegre, no setor agropecuário, por conta dos produtores rurais que necessitam de abastecimento de água para as lavouras próximas ao Rio Jacuí, e por conta dos pescadores, que tiram sua renda da pesca”, destacou o prefeito.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado