Região

Prefeito de Vale Verde recebe confirmação de recuperação da barragem de Amarópolis

Publicado em: 05 de dezembro de 2022 às 07:12 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 15:03
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Claudio Froemming/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Estrutura é considerada fundamental para manutenção do nível do Rio Jacuí em General Câmara, Vale Verde e Rio Pardo

    O prefeito Carlos Gustavo Schuch, em reunião virtual com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), recebeu a confirmação de que foi iniciada, na semana passada, a recuperação emergencial das alças estragadas na barragem de Amarópolis, em Santo Amaro. A estrutura é considerada fundamental para manutenção do nível do Rio Jacuí em General Câmara, Vale Verde e Rio Pardo.

    O chefe do Executivo explicou que inicialmente está sendo feito um trabalho por uma equipe contratada, de levantamento das alças estragadas, que ficarão fixas, até que se inicie a recuperação das mesmas, o que segundo o Dnit deve iniciar no próximo ano, com um orçamento inicial de R$ 40 milhões. O Departamento Nacional informou ao prefeito que o orçamento total para a conclusão de reforma da barrage, é de R$ 150 milhões, que deve ser executado em três anos.

    Foi uma ótima notícia, pois já vínhamos mantendo reuniões e contatos com o Dnit e o governo federal, desde 2017, com o objetivo de solicitar a reforma da barragem, que para nós, tem importância fundamental no turismo, por conta do Balneário Monte Alegre, no setor agropecuário, por conta dos produtores rurais que necessitam de abastecimento de água para as lavouras próximas ao Rio Jacuí, e por conta dos pescadores, que tiram sua renda da pesca”, destacou o prefeito.