Esportes

União Corinthians bate Rio Claro e vence a primeira fora no NBB

Publicado em: 04 de dezembro de 2022 às 06:29 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 15:02
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Four Comunicação
  • Foto: Filippo Ferrari
    compartilhe essa matéria

    Resultado contra adversário direto faz equipe de Santa Cruz do Sul subir na tabela

    Com direito a atuação de luxo do norte-americano Mike Simms, o União Corinthians conquistou a sua primeira vitória fora de casa no Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023. A partida contra o Rio Claro, adversário direto na briga pela classificação, terminou em 74 x 81. (22×18; 13×21; 17×26; 22×16). O duelo aconteceu na noite desse sábado (4), no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro, um dos grandes palcos do basquete no Brasil.

    Depois de não poder contar com o ala/pivô Aguerre contra o Sesi Franca, o técnico Athos Calderaro voltou a ter força máxima e mandou à quadra a equipe com: Aguerre, Enzo, Augusto, Paulichi e Pastor. Simms, com 27 pontos, três rebotes e duas assistências, foi o melhor da partida. Enzo Ruiz com 18 pontos e 10 rebotes também teve grande atuação. Do lado do Rio Claro, o norte-americano Holloway teve bom aproveitamento, com 19 pontos e sete rebotes.

    A equipe de Santa Cruz do Sul começou mais ligada, mostrando mudança de atitude em relação à derrota contra Franca no meio de semana. No início, a mão calibrada do ala Enzo Ruiz da zona de três pontos fez a diferença. O jogo, porém, foi marcado pelo equilíbrio até o fim do quarto, terminando com os donos da casa em vantagem: 22×18.

    O UniCo começou com tudo e chegou a virar nos primeiros minutos do segundo quarto. Mas logo o Rio Claro reagiu e o jogo seguiu lá e cá. Rodando mais a equipe, o União Corinthians contou com bom aproveitamento do ala Simms para terminar na frente o período: 35×39.

    O terceiro quarto não poderia começar melhor. Com bom aproveitamento no ataque, o UniCo espantou a sina da queda de rendimento no terceiro quarto, voltou avassalador e conseguiu abrir dezoito pontos de vantagem nos primeiros minutos. Mesmo com dois pedidos de tempo, o Rio Claro não conseguiu frear os comandados de Athos Calderaro: 52×65.

    No terceiro, o União Corinthians soube segurar o ímpeto dos donos da casa. O Rio Claro chegou a diminuir a vantagem, mas não o suficiente para parar o UniCo: 74 x 81.

    Subindo na tabela, o UniCo agora 14º colocado, segue para uma sequência de dois jogos em casa. O primeiro será contra o Pato Basquete, mais um adversário direto, na quinta-feira (8), a partir das 19h30, no Ginásio Poliesportivo Arnão. Já no sábado, o duelo será contra o Corinthians, às 15 horas, também no Arnão.