8ª Conferência Municipal de Saúde irá debater o tema em Santa Cruz do Sul no dia 8 de dezembro
Em nosso último Arauto Saúde, recebemos Salete Faber, assistente social, professora universitária, integrante da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras e, também, conselheira do Conselho Municipal da Saúde. Coordenando mais uma conferência da saúde em Santa Cruz do Sul, ela divulgou o evento que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 8, no bloco 18 da Unisc.
A assistente social fez um chamamento à comunidade, especialmente a de Santa Cruz do Sul, explicando que o evento é aberto ao público. Municípios vizinhos também estão convidados a participar da 8ª Conferência Municipal de Saúde, organizada pelo Conselho Municipal e pela Secretaria Municipal de Saúde. O tema do encontro, este ano, é “Amanhã será outro dia”, um título que pretende instigar os usuários das políticas públicas de saúde a discutir o processo de organização da política em nível municipal, estadual e nacional.
A intenção do debate é desmitificar o tema saúde pública, e Salete esclarece que todos os cidadãos são usuários da mesma, indiferente de classe social. “Existe o pensamento de que somente são usuários do SUS as pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas há usuários em todas as classes sociais, alguns diretamente e outros, indiretamente. Então, o evento é para todos os cidadãos que se interessam pela temática”, explica.
As conferências municipais são realizadas a cada quatro anos, e este ano ela tem cinco eixos com temáticas que vão desde a questão de financiamento, de onde saem os recursos para financiar essa política pública, até a questão da gestão e da participação no controle social. “Enquanto conselheiros, entendemos que este é um momento muito rico para envolver toda a comunidade no debate”, avalia.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site da prefeitura de Santa Cruz do Sul.