Geral e Região

Escola Coronel Thomaz Pereira, de Venâncio Aires, classifica projeto para Expoagro 2023

Publicado em: 02 de dezembro de 2022 às 13:48 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 14:58
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Apresentação ocorrerá de 21 a 24 de março de 2023, e contará com trabalhos do Paraná e Santa Catarina

    O projeto dos alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Thomaz Pereira, de Linha Taquari Mirim, interior de Venâncio Aires, está entre os 13 trabalhos selecionados para participarem da Expoagro 2023. O projeto recebeu o título de “Levantamento investigativo dos mamíferos silvestres encontrados em uma área rural, Sul do Brasil”.

    Os estudantes realizaram um levantamento investigativo dos mamíferos de médio e grande porte, encontrados numa área rural ao entorno da escola, registrando as espécies com uso de câmeras-de-trilha, vestígios e informações de locais. Recentemente, alunos e o professor orientador, Luiz Liberato Costa Corrêa, participaram da Mostra de Ciências da Univates, quando o projeto recebeu o 3º lugar na categoria dos Anos Finais.

    “O ensino, através de investigações no ambiente escolar, significa inovação, mudando a abordagem dinâmica das aulas, deixando de ser apenas uma mera transmissão de conteúdos aos alunos. Neste contexto, a disciplina de Ciências aborda distintas situações ambientais, que podem ser direcionadas ao conhecimento da natureza, incentivando os alunos para a pesquisa investigativa, com o enfoque no conhecimento dos vertebrados silvestres”, destaca o professor.

    Segundo ele, as atividades investigativas iniciaram em fevereiro deste ano, com aulas teóricas sobre os mamíferos, uso de livros guias, pesquisas na internet com uso dos computadores. Para a coleta de dados foram utilizadas quatro armadilhas-fotográficas, instaladas em três fragmentos florestais.

    “Quando o animal se desloca por essa trilha e passa em frente à câmera, o sensor é ativado automaticamente, realizando o registro fotográfico. Através dos dados obtidos até o presente momento, foram registrados 21 mamíferos silvestres de médio e grande porte na região de estudo”, explica.

    A apresentação do projeto ocorrerá de 21 a 24 de março de 2023, durante a Expoagro Afubra, em Rio Pardo, e contará com projetos do Paraná e Santa Catarina.