Boas condições de geração de energia do país permitem a bandeira tarifária verde no próximo mês
A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que a bandeira tarifária segue verde neste mês de dezembro. Segundo a Aneel, as boas condições de geração de energia do país não trouxeram custos que pudessem gerar cobranças adicionais na conta de luz, e que com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo do que as termelétricas, por exemplo.
Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras verde, amarela e vermelha, indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional, SIN, gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Leia mais: Tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023
As bandeiras sinalizam com antecedência o custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente, evitando o desperdício. Antes, esse custo era atualizado de uma única vez ao ano e os consumidores só conheciam depois, nas revisões anuais das tarifas de energia de cada distribuidora.
Notícias relacionadas
Encontro com o Sindilojas pauta vendas pela internet para pequenos negócios
Evento ocorre na próxima quinta-feira; inscrições são um brinquedo ou quilo de alimento não-perecível e estão abertas
Comércio se diz otimista com pagamento da primeira parcela do 13% salário
Projeção da CDL Santa Cruz é de aquecimento da economia e aumento no movimento das lojas nesta reta final do mês
Veículos e eletrônicos estão no leilão regional da Receita Federal no Rio Grande do Sul
A Superintendência da Receita Federal realizará, no dia 29, um leilão eletrônico para a alienação de mercadorias apreendidas ou abandonadas
Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões