Geral e Região

Prefeitura de Vale Verde e Associação de Escolas Agrícolas renovam termo de fomento

Publicado em: 15 de novembro de 2022 às 07:17 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:54
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Prefeitura de Vale Verde/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é estimular a continuidade de atividades no meio rural por parte dos jovens

    A Prefeitura de Vale Verde e a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas renovaram o termo de fomento existente entre ambas as partes. Com a assinatura do documento, o prefeito, Carlos Gustavo Schuch, se compromete a manter o repasse mensal de R$ 1.500 e também o transporte dos alunos de Vale Verde para a instituição localizada em Santa Cruz do Sul.

    Atualmente, 11 moradores do município estão matriculados na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). O objetivo do termo de fomento é incentivar os jovens a se manterem no campo, realizado atividades no meio rural.

    No encontro, que ocorreu no anfiteatro do Centro de Cultura, participaram alunos da EFASC, pais, vice-prefeito, Ricardo Froemming, e a secretária de Educação, Patrícia Gerhardt.

    Prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, destaca a importância da parceria, uma vez que ela oferece conhecimento ao jovem do campo. Além disso, segundo ele, a renovação do termo de fomento assegura que cada vez mais filhos de produtores rurais fiquem no interior, produzindo alimentos e contribuindo para a segurança alimentar, gerando renda para si e suas famílias.

    “Se é necessário o conhecimento para qualquer área de atuação, porque não buscar o aprimoramento para gerir a propriedade rural. Se há tempos atrás os jovens só pensavam em ir embora para as cidades, hoje, aos poucos, está acontecendo um processo inverso, pois cada vez mais o produtor sente orgulho de trabalhar e viver da terra”, ressalta.