Igrejas também terão programação especial para celebrar a data
A véspera de Finados, celebrado nesta quarta-feira (2), é marcada por limpeza de túmulos e compra de flores, em Venâncio Aires. As famílias, que possuem entes queridos enterrados nos cemitérios do município, realizam a limpeza dos locais, organizam flores e prestam homenagens.
No Cemitério Municipal, localizado no Bairro Santa Tecla, Jéssica Queiroz, 27 anos, foi acompanhada da mãe, Vanete, 49 anos, realizar as atividades. Elas contam que ir ao cemitério, antes e no Dia de Finados, sempre foi algo natural na família.
"Lembro de mesmo pequena ser trazida pelos meus pais. Eles me explicavam que iríamos rezar por quem não estava mais aqui conosco. Me acostumei e hoje acho um momento importante, de agradecimento e reconhecimento pelos que se foram", comenta Jéssica.
Para Vanete, o Dia de Finados é um momento para orar, pedir proteção e, também, honrar os entes que já faleceram. "Sempre conversei com ela, expliquei a situação. Hoje viemos juntas, limpamos os túmulos, trouxemos flores, e lembramos com carinho dos nossos familiares", destaca.
Comercialização de flores
O comércio de Venâncio Aires registra aumento na venda de flores nos dias que antecedem a celebração de Finados. No entanto, de modo geral, os comerciantes dizem que a comercialização se mantém semelhante a do ano passado.
"A diferença, neste ano, é que o pessoal não veio todo de uma vez. Estamos com a venda de flores desde setembro, então o pessoal passa, já aproveita e compra. No ano passado foi tudo de última hora, pessoal veio todo nos últimos dias", ressalta Adriana Hickmann, sócia-proprietária de uma loja no Centro de Venâncio Aires.
Conforme Adriana, a maioria dos compradores das flores são pessoas idosas, que já possuem o hábito de ir aos cemitérios no feriado de Finados. "A maioria que compra aqui são os idosos. Eles, inclusive, dizem que os mais jovens não tem esse costume, que não vão ao cemitério", comenta.
O mesmo é notado por Bruna Quintana, funcionária de uma loja também localizada no Centro da Capital do Chimarrão. Ela conta que os idosos que vão até o local, além de comprarem, costumam conversar. "Eles chegam e enquanto olham as flores vão falando sobre a vida. Essa data mexe com eles, e eles acabam desabafando, falando que os jovens não se importam e nem lembram dos que já faleceram."
De acordo com Bruna, na hora de adquirirem alguma flor, a preferência dos idosos é pelas cores tradicionais. "Eles querem brancas, amarelas, vermelhas. As azuis eles não gostam tanto, porque dizem que não existe muitas dessa cor, então não fica bonito", salienta.
Cultos e Missas
Para celebrar a passagem de Finados, as igrejas de Venâncio Aires estarão com programações especiais.
Paróquia São Sebastião Mártir
- 08h15min – Benção do Cemitério dos Machado – Linha Santa Emília
- 08h30min – Missa na Igreja Matriz – Centro; Celebração e bênção no Cemitério Municipal; Celebração e bênção no Cemitério de Linha 17 de Junho; Celebração e bênção no Cemitério de Lourdes –Santa Emília; e Celebração e bênção no Cemitério de Linha Tangerinas.
- 09h15min – Celebração e bênção no Cemitério Parque Jardim – Bela Vista; Celebração e bênção no Cemitério Linha Olavo Bilac; Celebração e bênção no Cemitério São Judas Tadeu – Grão Pará; e Celebração e bênção no Cemitério Santa Teresinha – Bem Feita.
- 09h45min – Celebração e benção no Cemitério da Vila Rica.
- 10h – Celebração e bênção no Cemitério da Ponte Queimada; Celebração e bênção no Cemitério da São José – Linha Travessa; e Celebração e bênção no Cemitério Santos Mártires – Linha Hansel.
- 10h30min – Celebração e bênção no Cemitério nº 2 de Linha Hansel.
Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio Aires
- 8h – Cemitério Evangélico; Cemitério Misto de Linha Terezinha, em Linha Sampaio; Cemitério 1 na Comunidade de Centro Linha Brasil.
- 9h – Cemitério Parque Jardim Bela Vista, no Bairro Bela Vista; Cemitério Schuk, de Linha Sampaio; Culto em Linha Marechal Floriano.
- 10 – Culto no cemitério de Mato Leitão.
Notícias relacionadas
Educação de Venâncio Aires tem bons resultados no índice Saers
Pesquisa avalia anualmente desempenho de alunos do ensino fundamental e médio
Consórcio começa concretagem da laje do primeiro tabuleiro do Viaduto do Arroio Grande
Além disso, também estão sendo produzidas as armaduras e formas das transversinas do vão 1
A semana que transformou o meio rural
Em Vera Cruz, a Semana Ruralista introduziu as palestras técnicas, considerando que a extensão rural ainda era algo muito recente
O retorno da fita K-7
Na metade dos anos 60, surgia a fita gravável, acondicionada em um formato apropriado, compacta, acessível, que se levava para gravar