Solange Walter e Márcia Paz já passaram por mais de 50 lugares, entre cidades e vilarejos, durante a peregrinação
A peregrinação das vera-cruzenses Solange Walter e Márcia Paz pelo Caminho de Santiago de Compostela chegou nesta segunda-feira (29) ao 11º dia. A aventura espiritual visa atravessar a Espanha a pé, numa jornada de 30 dias. No relato de hoje, a terapeuta Solange afirma que a caminhada, que tem o apoio do Portal Arauto, já passou por 53 três lugares visitados, entre cidades e vilarejos. Com isso, já foram 278 quilômetros percorridos. O trajeto prevê mais de 800 quilômetros de extensão.
"Muitas paisagens lindas, algumas somente na nossa memória, novos amigos, várias historias, muitas formas de fazer o caminho. Entre elas a de um casal italiano com um bebê de um ano e uma menina de três, percurso que está sendo feito de bicicleta. Encontra-e pessoas do mundo todo. Há vários idiomas, mas quanto a comunicação fica difícil, usa- se o nosso amigo Google, isso se a internet permitir. Em alguns lugares, com o grande número de pessoas acessando ao mesmo tempo, muitas vezes fica difícil. Enfim, sabe-se como o dia vai começar, mas é uma incógnita o seu fim. Gratidão, essa é a palavra do caminho", descreve Solange.
A caminhada desta segunda-feira teve início pelas 7h30min. "Vamos ficar em um albergue em Cardanuela Riopico", indica. Para terça-feira o destino é a cidade de Burgos.
Sobre o caminho:
A cada ano milhares de peregrinos percorrem as rotas que levam a Compostela nas três formas reconhecidas pela igreja e pelas associações de peregrinos como formas autênticas de peregrinação: a pé, de bicicleta ou a cavalo. Embora não haja um ponto de partida definido (muitos europeus saem da porta de sua casa, seja ela onde for), a maioria acabam escolhendo um dos pontos próximos da fronteira francesa, no caso, Saint-Jean-Pied-de-Port ou Roncesvalles, pela rota navarra, ou Somport, pela rota aragonesa. Ambos os trajetos encontram-se pouco depois na cidade espanhola de Puente la Reina, formando um só caminho até a cidade de Santiago.
A “Credencial del peregrino’’:
Há muito trabalho de voluntários em entidades pelo caminho, entre as quais fornecem gratuitamente a ‘’credencial del peregrino’’, documento oficial das confrarias espanholas que dá direito aos andarilhos de pernoitarem em albergues especiais, igrejas e monastérios ao longo de toda a rota. Nele, há varias lacunas em branco para serem postos carimbos nos lugares em que o peregrino pernoitar. Assim, mais tarde ao chegar em Santiago, o caminhante receberá um belo diploma escrito em latim, coroando sua peregrinação. Para conseguir o ‘’passaporte de peregrino’’, basta entrar em contato com uma das entidades de ajuda aos peregrinos e provar que viajará á Espanha. Mais informações no site de uma delas (www.santiago.org.br).
Confira nas imagens um pouco da experiência das vera-cruzenses pelo Caminho de Santiago de Compostela.
SAIBA MAIS:
Passando por Estella, Los Arcos e Logrono
Marca da Arauto fica no caminho de Santiago de Compostela
Vera-cruzenses vão atravessar a Espanha em caminhada
Peregrinas estão no ponto de partida do Caminho de Santiago de Compostela
Notícias relacionadas

Moradores de Vera Cruz e Rio Pardo são sorteados nos prêmios principais do Trilegal Tchê
Sorteio foi realizado na manhã deste domingo

Vacinação contra a gripe é ampliada a partir desta segunda em Santa Cruz; veja
Desde o início da campanha, no dia 1º de abril, cerca de 750 doses foram aplicadas

Afinal, quem é esse tal de tempo?
Talvez despertar para um viver intenso seja a grande necessidade do momento

Por Daniel Cruz

Ministério da Saúde confirma parceria para produção nacional de insulina de ação prolongada
Em 2025, 20 milhões de frascos de insulina glargina serão entregues para população