Cultura e Entretenimento e Cobertura Especial

Do poke ao costelão: Festa da Alegria agrada diferentes paladares

Publicado em: 22 de outubro de 2022 às 11:05 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:07
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Four Comunicação
  • Foto: Rodrigo Assmann
    compartilhe essa matéria

    Diversidade de pratos combinam tradição e inovação na gastronomia da 37ª Oktoberfest

    Quem já circulou que pelo Parque da Oktoberfest certamente vai confirmar: há muito o que provar na gastronomia da maior festa alemã do Rio Grande do Sul. Além dos tradicionais lanches como crepes, xis, hambúrguer, cachorro-quente, batata recheada, o prato típico com cuca e linguiça continua sendo uma ótima pedida. Uma outra dica são as novidades da edição desse ano, como o costelão 12 horas e o poke, prato da culinária havaiana.

    Há também o Bretzel, uma iguaria alemã que pode ser tanto doce quanto salgada e combina com qualquer ocasião. Na Oktoberfest, o produto é vendido em uma das casinhas da Vila Típica. Para quem quer mergulhar ainda mais fundo na gastronomia germânica a tenda Sabores da Bavária, localizada logo à direita do Pórtico Principal, tem a cara e o gosto da Alemanha, com pratos à base de lombo de porco alemão, vitela e salsicha.

    Ao todo, são 35 pontos de alimentação distribuídos pelo parque. Entre eles, dois restaurantes, localizados no Pavilhão Central, sob a responsabilidade do Chef Erni, do Thomas Restaurante; e na Bierhaus, sob o comando da Lisaruth Delícias Caseiras. No caso da Lisaruth, além do buffet no almoço, à tarde é servido buffet de pratos típicos.

    Costelão atrai olhares

    Impossível passar pela principal praça de alimentação do parque, em frente à Vila Típica, e não desviar o olhar para a tenda do Costelão 12 horas. Com a cara do gaúcho, o espaço é da Churrascaria do Gringo, de Canoas. Conforme o proprietário, Jarbas Canepelle, essa é a primeira Oktoberfest que o empreendimento atua. "Temos uma trajetória no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, por exemplo, e pela primeira vez estamos na Oktober de Santa Cruz. O retorno do público tem nos deixado satisfeitos", destaca ele, ao comentar que três toneladas de carne já foram comercializadas na festa. Além de servir o costelão em pedaços, espetinhos e pão com linguiça, um dos pratos mais pedidos do estande é o Costelão no Baguete.

    Culinária havaiana em evidência

    Uma explosão de sabores com uma deliciosa combinação de ingredientes. Esse é o poke, um alimento que tem como base arroz japonês, mix de folhas ou arroz integral, e opções de proteína como salmão e camarão. A novidade dentro da Festa da Alegria é comercializada em uma das casinhas da Vila Típica.

    Leia também: Com receita da Alemanha, Bretzel traz no sabor a cultura germânica da Oktoberfest