Cerca de 5 mil figurantes, distribuídos em comissão de frente, alas e carros alegóricos, levaram muita vibração e alegria para o público
Foi com uma mensagem cheia de simbolismos, dentro de um contexto pós-pandemia, que as soberanas da Festa da Alegria entraram na Rua Marechal Floriano com seu carro alegórico na manhã deste domingo (16): "Esperança é ver a alegria pulsar em nossos corações", dizia a inscrição. Pois alegria e sentimento de esperança, além das demonstrações de amor pela cultura germânica não faltaram no desfile realizado na avenida principal da cidade, no primeiro desfile da 37ª Oktoberfest.
Se no domingo anterior o evento não ocorreu devido ao mau tempo, desta vez até colaborou com uma temperatura agradável, tanto para quem foi prestigiar, como para quem desceu a Floriano servindo-se em abundantes barris de chope.
Segundo a Coordenação do Desfile, cerca de 5 mil figurantes, distribuídos em comissão de frente, alas e carros alegóricos, levaram muita vibração e alegria no decorrer do percurso. "Com certeza é o maior desfile de todos os tempos", afirmou o coordenador do Desfile, João Goerck. Ainda segundo a Coordenação, 40 mil pessoas prestigiaram o evento.
Com foco em demonstrar a alegria do reencontro, neste ano não teve um tema específico para o desfile, mas oito palavras foram escolhidas, todas representadas nos carros alegóricos: Esperança, renascimento, reencontro, amor, memória, saúde, confraternização e alegria.
Felizes com a retomada, após dois anos sem a oportunidade de se integrar aos festejos, estavam as priminhas Martina e Valentina, ambas de 7 anos. Acompanhadas pelas mães, chegaram cedo para participar da parada. "É muito bom reviver isso. Primeiro retomamos o trabalho, agora a festa, é importante cultivar a cultura germânica, assim como todas as culturas", disse a dentista Renata Theisen.
Com muita alegria e vibração, a abertura iniciou com a performance da Comissão de Frente, formada por um grupo de bailarinos, que fizeram referência aos temas do desfile, e apresentando o casamento do príncipe Luiz I com a princesa Terese em 1810, ocasião que originou a primeira Oktoberfest, em Munique, na Alemanha. Após, a Coordenação Executiva da Festa da Alegria. Na Fubica do Fritz estava a prefeita Helena Hermany, acompanhada pelas netas, que vibrou com a participação do público. "Muito bom ver as pessoas felizes com este momento. Pela empolgação, pela alegria, pela rua bem enfeitada, é um clima maravilhoso", avaliou. Helena salientou ainda a nova estrutura do Calçadão da Floriano. "Só se ouve elogios das pessoas sobre o nosso município, e isso me deixa muito feliz, pois gratifica todo esforço que a gente faz", declarou.
Na sequência veio a família símbolo da festa, Fritz, Frida, Max e Milli, demais entidades representativas, diversas alas e grupos de dança.
A passagem pela Floriano ainda destacou o esporte, o turismo, as delícias da culinária alemã, a música e o chope com o tradicional Bierwagen (carro de chope). Por falar em tradição, a Zig Zag Zug , conhecida como bicicleta coletiva, também se fez presente. O desfile teve seu encerramento no Parque da Oktoberfest.
Notícias relacionadas
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município
Natal Encantado toma conta de Santa Cruz na Christkindfest 2024
Evento natalino vai contar com espetáculos, desfiles temáticos e atrações culturais de 4 a 22 de dezembro