Cultura e Entretenimento e Cobertura Especial

Da culinária alemã a marroquina: os sabores encontrados na 37ª Oktoberfest

Publicado em: 11 de outubro de 2022 às 15:36 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 10:45
  • Por
    Taliana Hickmann
  • Fonte
    Grupo Arauto
  • Foto: Grupo Arauto / Taliana Hickmann
    compartilhe essa matéria

    Reportagem fez um giro pelo parque e mostra a variedade em pratos e porções para agradar todos os paladares

    Quando o assunto é gastronomia, a 37ª Oktoberfest e Feirasul tem opções para todos os paladares. Nos pratos típicos alemães são opções a perder de vista, espalhadas em vários pontos do parque. A reportagem do Grupo Arauto fez um giro pela festa para te contar mais sobre essas delícias, que também passam pela culinária marroquina, japonesa e italiana.

    • A tenda Sabores da Bavária é uma das novidades deste ano na gastronomia. O local – à direita do pórtico de entrada – conta com pratos legítimos da Alemanha. Entre as opções, o Guisado à Berghof leva carne de porco, batata, cenoura, molho vermelho, arroz branco e repolho refogado. Já o Currywurst tem como ingrediente principal a salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry, acompanhada de batata frita. Também, é oferecido o lombo de porco alemão, que é empanado e servido com arroz e batata sauté. E não poderia faltar a tradicional cuca com linguiça.
    • No pavilhão 4 da Feirasul é possível encontrar, além de produtos e serviços, delícias gastronômicas. Entre elas estão os doces marroquinos em tamanhos gigantes, que possuem 70% de redução de açúcar e não têm glúten. “São receitas marroquinas, pois meu marido é de descendência marroquina”, conta Keith Tmiri, que toca os negócios junto com o marido Driss Tmiri. Por lá, os doces são de goiabada, manjar com damasco, manjar com maracujá, fondant de coco e de nozes, entre outros. Os doces podem ser comprados em pedaços, mas para quem tem o paladar aguçado, pode levar a delícia completa.
    • Além de curtir as apresentações musicais, quem visitar o Espaço Arauto poderá degustar por lá o Salsichbrot. O idealizador Henrique Daniel Schuch explica que a ideia foi inovar o tradicional salsichão com pão. “Esse prato é uma inspiração do choripan [sanduíche que vem da junção de chorizo (linguiça) e pan (pão)]. A linguiça é colocada crua no pão e eles são assados juntos. Aí vai se incrementando a receita, primeiro com diferentes tipos de queijo, requeijão, cream cheese, além de maionese”, conta. “É uma ótima opção para saborear entre amigos e na Oktober”, completa.
    • O prato vencedor do 4º Concurso Gastronômico da Oktoberfest, o mini Schnitzel – Kleine Schnitzel também pode ser adquirido pelos visitantes. O idealizador, Leonardo Böck Müller, explica que o prato tem em sua composição o empanado de suíno, purê de maçã, batata sauté e molho de nata, em um conceito de gastronomia finger food – para se comer com a mão. “A ideia é que seja uma opção para servir aos amigos, em uma reunião de família, levando sabor para as comemorações”, pontua.
    • Junto ao Pavilhão Central, além do buffet com comida típica, o Thomas Restaurante serve aos visitantes dois pratos típicos à la carte, sendo a cuca com linguiça (de salsicha bock), bem como o Eisbein – o joelho de porco -, servido com cuca, linguiça, salsicha bock, chucrute e batata à vapor.
    • Outra novidade na festa deste ano é o Bretzel tradicional, com receita da Alemanha e que é servido junto às casas típicas. Veja mais.

    Sushi, poke, waffle burguer e xis de joelho de porco são algumas das outras tantas opções, além das delícias servidas pela Lisaruth Delícias Caseiras na Bierhaus. Já na Feira da Agroindústria Familiar podem ser adquiridas as delícias produzidas no interior, como cuca, linguiça, pães, bolachas, queijos, cachaça, entre outros.