No interior do município, também haverá a realização dos atos preventivos
O mês de outubro chegou e com ele muitos motivos para as mulheres sinimbuenses cuidarem de sua saúde. Através da mobilização do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu prioriza em seu planejamento ações que visam dar vasão ao diagnóstico precoce ao câncer de colo de útero e mama.
Nesse sentido, serão ofertadas no mês de outubro consultas médicas e de enfermagem com orientações que buscam conscientizar a população feminina da importância desse cuidado com sua saúde. Além disso, a Secretaria de Saúde irá zerar a fila de espera de pacientes que aguardam por realizar o exame de mamografia de rastreamento, que é recomendado para mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas de câncer de mama), com idade entre 50 e 69 anos (população alvo) ou maiores de 35 anos com histórico familiar (população de risco elevado – história familiar) ou histórico pessoal de câncer de mama (pacientes já tratados).
Conforme a secretária Sinara Dhiel, também serão ofertados junto ao Posto de Saúde Central, além da agenda normal de atendimentos e coleta de exames de pré-câncer de colo de útero, um agendamento extra desses exames para todas as mulheres trabalhadoras que tem dificuldades de acessar o sistema de saúde durante o dia. Esses agendamentos ocorrerão nos dias 13, 19 e 26 de outubro, a partir das 17h, para a realização de exame de citopatológico de câncer de colo de útero e mamografia pelo SUS em Sinimbu. As mulheres interessadas podem agendar seu atendimento pelo telefone (51)3708-1232.
No interior, também haverá a realização dos exames preventivos. No ESF de Rio Pequeno, o atendimento será todas as quartas-feiras do Mês de outubro, durante o dia todo. As mulheres podem agendar os seus exames pelo telefone 99985 6967. Já no ESF de Pinhal Santo Antônio, os exames serão realizados todas as quartas-feiras pela manhã e o agendamento deve ser realizado pelo telefone (51) 99775-8369. “O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar a população feminina a cuidar sempre de si e ter uma vida mais saudável, buscando uma melhor qualidade de vida”, finaliza a secretária Sinara Dhiel.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado