Política e Cobertura Especial

Materiais irregulares, boca de urna e demora em filas marcam votação em Santa Cruz e região

Publicado em: 02 de outubro de 2022 às 18:45 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 10:28
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Pleito eleitoral transcorreu em um período de nove horas no país

    Após nove horas de votação e com o início da apuração dos votos, já é possível fazer uma avaliação de como transcorreu o pleito eleitoral em Santa Cruz do Sul e municípios da região. A juíza eleitoral da 162ª Zona Eleitoral, Josiane Caleffi Estivalet, destaca as filas registradas e irregularidades registradas. “Tivemos um dia bastante movimentado na Justiça Eleitoral, acompanhamos vários locais de votação e tivemos filas em alguns pontos, mas elas foram inevitáveis até porque foram cinco candidatos, e alguns eleitores levam mais tempo para votar até verificarem se está tudo bem.”

    Sobre irregularidades durante o pleito eleitoral, ela destaca o derramamento de santinhos e recolhimento de material de propaganda em alguns pontos de Santa Cruz. “Recolhemos o material para fazer o processo criminal necessário e já estamos tomando as providencias civis e criminais cabíveis”. 

    Em Vera Cruz, conforme relato da servidora do cartório eleitoral local, Anni Scheunemann, de modo geral, a votação no município foi tranquila, mas que haverá atraso na apuração. “Ainda ocorrerá atrasos porque a votação ainda não está totalmente encerrada. Quem esteve na fila até às 17 horas ganhou senha e pôde votar. No final da tarde ainda tivemos alguns que deixaram para a última hora e o processo ficou um pouco mais demorado, mas os problemas que tivemos foi tranquilo para resolver”, frisou. Em Linha Andréas, por exemplo, havia registro de filas após às 18 horas na seção 012. Eleitores relataram tempos de espera de até duas horas para concluir o processo de votação.

    Em Sobradinho foi registrado um caso de boca de urna. De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 53º Zona Eleitoral, Rafael Miranda Trindade, o indivíduo foi flagrado despejando material de campanha nas proximidades de uma escola, no Bairro Vera Cruz, quando foi flagrado. O homem  foi encaminhado até a delegacia para confecção de um termo circunstancia e foi liberado na sequência.