Política e Cobertura Especial

“Votação no turno da tarde tende a ser mais tranquila”, afirma secretária de seção em Santa Cruz

Publicado em: 02 de outubro de 2022 às 14:57 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 10:27
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Grupo Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Prática de adiantar o voto no período da manhã é comum em todos os pleitos eleitorais

    Ao contrário do que se viu no período da manhã deste domingo (2) em Santa Cruz do Sul, as seções eleitorais no período da tarde tendem a ter menor movimentação. Isso porque a preferência da maioria dos eleitores é de cumprir o seu direto como cidadão já no período da manhã. 

    A prática, segundo a secretária da seção 275, Adriana Bartz, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), é comum. "De manhã foi bem mais corrido. Agora de tarde está mais amenizado, mas pela manhã foi bem puxado, pessoal decidiu por vir cedo e eliminar logo esse dever. Isso acabou deixando o trabalho dos mesários mais leve nessas últimas horas de votação. Pessoal tem essa preferência por adiantar mesmo e fazer da manhã o momento de maior movimentação nas seções", afirma Bartz, que está trabalhando pela terceira vez em eleições.

    Segundo ela, alguns detalhes precisam ser checados com antecedência, como a verificação de sua seção, pois algumas foram transferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), fazendo com que algumas pessoas permanecessem em filas erradas. Além disso, o reconhecimento da biometria também foi motivo de atrasos pela manhã, principalmente para quem não fez e teve a digital de outros documentos antigos.