Política e Cobertura Especial

Em votação simulada, curiosidade é por saber como votar branco ou nulo

Publicado em: 30 de setembro de 2022 às 13:26 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 10:08
  • Por
    Taliana Hickmann
  • Fonte
    Grupo Arauto
  • Foto: Grupo Arauto / Taliana Hickmann
    compartilhe essa matéria

    Urna eletrônica está alocada junto ao Cartório Eleitoral de Santa Cruz

    Para familiarizar o eleitor com a urna eletrônica e a ordem de votação no pleito deste ano, uma urna eletrônica para realização de uma eleição simulada está alocada junto ao Cartório Eleitoral de Santa Cruz – localizado na rua Ernesto Alves, 760, sendo o horário de atendimento das 12 às 19 horas, de segunda a sexta. Na simulação, os números e os candidatos são fictícios.

    A procura vem ocorrendo, explica a servidora do cartório Anni Scheunemann, principalmente por eleitores que não desejam votar para alguns cargos. “Tem bastante gente que quer pular alguns votos, votar só para determinados cargos, então, a gente mostra como votar nulo ou branco”, ressalta.

    Também, os questionamentos se dão sobre a ordem de votação dos cargos e sobre a possibilidade de levar um acompanhante na hora de votar, em caso de limitações. “O eleitor pode ter um acompanhante, sendo uma pessoa de sua confiança. Essa pessoa poderá ingressar na cabina de votação e até mesmo digitar os números na urna. Porém, a condição é que a presença do acompanhante seja imprescindível para que a votação ocorra, em caso de alguma deficiência ou que a pessoa seja analfabeta, por exemplo”, esclarece Anni. “Inclusive, se a pessoa que acompanha for eleitor na mesma seção, pode votar na mesma hora, não precisa voltar pra fila depois”, acrescenta.

    Ordem de votação por cargos

    O eleitor votará nesta ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Conforme Anni é importante conferir se este é o candidato escolhido e, se as informações estiverem corretas, apertar a tecla verde “Confirma”. Se estiver errado, basta apertar a tecla “corrige” e digitar o número certo. “O eleitor digita os números do candidato, as informações aparecem, ele espera alguns segundos, então, aperta ‘confirma’, porque se apertar logo a tecla verde não vai confirmar. Então, espera esse tempo, faz com tranquilidade”, observa.