Em 2 de outubro, além de presidente e governador, eleitores terão que escolher seu deputado estadual, federal e senador
Na época das eleições, a população costuma ficar atenta às opções de quem vai ocupar a cadeira da presidência e quem vai governar o seu estado. Mas e os outros cargos? Você sabe quais são suas atribuições?
No dia 2 de outubro, os brasileiros irão às urnas eleger deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente. É importante saber que o legislativo federal no Brasil segue o bicameralismo: o poder dividido entre Câmara dos Deputados e o Senado Federal, que formam juntos o Congresso Nacional em Brasília. Já para o estado, o sistema é unicameral, composto apenas pela Assembleia Legislativa, que é ocupada pelos deputados estaduais. A sede no Rio Grande do Sul fica na capital Porto Alegre.
Deputado estadual
Eles são responsáveis por elaborar e aprovar leis que estarão em vigor nos seus respectivos estados. Eles participam de sessões com debates e votação mais de uma vez na semana. Também integram comissões temáticas para discutir e aprovar projetos. O deputado estadual também fiscaliza a atuação do governador do estado em que foi eleito e representa a população na esfera estadual, ou seja, nas Assembleias Legislativas. No RS, são 801 candidatos concorrendo às 55 vagas na Assembleia Legislativa. Eles são eleitos para mandatos de quatro anos.
Deputado federal
Cabe a ele propor, discutir e aprovar leis que podem alterar até mesmo a Constituição. É ele quem aprova ou não as medidas provisórias propostas pelo presidente da república. Além disso, outro papel do deputado federal é fiscalizar e controlar as ações do Executivo. Para isso, conta com o Tribunal de Contas da União (TCU), órgão responsável por avaliar a aplicação dos recursos públicos. São eles que aprovam o Orçamento da União, onde são listadas as receitas e despesas do governo federal. No RS, são 527 nomes concorrendo a 31 vagas para a Câmara dos Deputados. O mandato do deputado federal é de quatro anos.
Senador
Atua como legislador e fiscalizador, e também pode julgar e autorizar nomeações do presidente. Cabe a eles aprovar indicações de ministros do Superior Tribunal Federal e embaixadores, bem como julgar processo de impeachment contra presidentes. Integram comissões, que podem ser temporárias ou permanentes, onde discutem problemas específicos, e onde há um debate mais profundo em torno de projetos de lei e emendas constitucionais. No RS, são 10 candidatos para uma vaga. Ele tem mandato de oito anos, sendo que, a cada quatro anos, há eleição para novos representantes, com renovação parcial das cadeiras.
O Grupo Arauto conta com um time de patrocinadores para a cobertura das Eleições 2022: CTK, Oral Sin, Rech Loteamentos, Concretos Ellwanger, Lari Ertel e Viva Assessoria Condominial.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão