Esportes

Cerca de 350 atletas participam do Campeonato Brasileiro de Karatê em Santa Cruz

Publicado em: 11 de setembro de 2022 às 18:41 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 09:27
  • Por
    Milena Luiza Hanzen Bender
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Adriano Oliveira
    compartilhe essa matéria

    Programação ocorreu neste fim de semana no Ginásio Poliesportivo

    A programação do 21º Campeonato Brasileiro de Karatê foi encerrada na manhã deste domingo (11). O evento, iniciado na última sexta-feira e realizado no Ginásio Poliesportivo, trouxe a Santa Cruz do Sul cerca de 350 atletas, distribuídos em 12 delegações de diversos estados.

    Presente à abertura da competição, o secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello, comemorou a capacidade de o município receber mais um evento de porte nacional. “Estamos muito felizes em sediar mais uma competição nacional em nosso município, podendo mostrar aos competidores e seus acompanhantes a nossa vocação para o esporte”, declarou.

    O evento contou com a presença do presidente da Federação Brasileira de Karatê, Márcio Fuscaldo. Vice-presidente da Federação Brasileira de Karatê e presidente da Federação Gaúcha da modalidade, o sensei João Oliveira destacou o nível técnico da competição e o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Unisc ao evento. Conforme Oliveira, a estrutura disponibilizada garantiu ao campeonato uma de suas melhores edições. “Sem este suporte, não teria evento. Os atletas visitantes adoraram a cidade, foram muito bem recebidos”, declarou.

    A delegação gaúcha ficou em 2º lugar na competição. A primeira posição foi conquistada por São Paulo e a terceira coube ao Ceará. Santa Cruz do Sul contribuiu com 18 atletas para a delegação gaúcha e parte deste grupo está cotada para integrar comitiva brasileira que disputará o campeonato mundial da modalidade no ano que vem, na Bélgica. Oliveira ainda revelou que a Federação deseja realizar, em 2023, a Copa Internacional Interclubes de Karatê, com atletas da América do Sul, em Santa Cruz do Sul.

    Integrante da delegação baiana, o carateca 5º Dan Alexandre Pereira participou de sua segunda competição no Rio Grande do Sul. Tricampeão mundial, ele conquistou duas medalhas de bronze em Santa Cruz do Sul, nas categorias Kata e Kumite. Ele fez uma avaliação bastante positiva do evento. “Além de marcar o retorno oficial das competições após a pandemia, tivemos uma estrutura maior. Quem veio de fora, sai com uma satisfação gigantesca”, avaliou.