Com raízes santa-cruzenses, metalúrgica consolidada gera emprego e renda para mais de três mil funcionários em três estados do país
Uma empresa com raízes santa-cruzenses. Assim é a Metalúrgica Mor, que ao longo de seis décadas conquistou a casa dos brasileiros com seus produtos como cadeiras, churrasqueiras, material para a cozinha, suas tradicionais piscinas e barracas, material aquático dentre outros milhares de produtos fabricados pela empresa e que fazem parte do nosso cotidiano.
Toda essa história inicia em 10 de agosto de 1962, quando a empresa começa sua operação em um prédio alugado na Rua Assis Brasil, no centro de Santa Cruz do Sul. Após três anos de sua fundação, a empresa contava com 20 funcionários e que, em 1971, aumentou o quadro para 59 pessoas. Neste mesmo ano, a Mor mudou suas instalações para um prédio próprio na Rua Sete de Setembro. Anos mais tarde, a Mor dava um importante e poderoso passo para a história da empresa com o novo complexo industrial, localizado às margens da BR 471, considerado um marco na história da empresa e no desenvolvimento da cidade. A partir de então, a unidade iniciava as suas operações totalmente equipada com tecnologia importada e de primeira geração.
Conforme o CEO, Valmor Andre Konzen, a fábrica foi duplicada no início dos anos 80 e chegou a ter 217 funcionários, na época. “Trocamos o Centro pelo Distrito Industrial no final dos anos 90, ultrapassando a marca de 1.502 colaboradores, nestes 20 anos na planta atual”.
Ao passar dos anos, a Mor foi ganhando cada vez mais grandeza e reconhecimento à nível estadual como nacional. Atualmente a empresa conta com três unidades em três estados brasileiros. “A Mor superou em 2021 a marca de 3 mil colaboradores e se tronou um dos maiores empregadores do Rio Grande do Sul, além de já ser o maior empregador do município”, sublinhou o CEO.
A Mor possui valores presentes em todas as pessoas que já passaram pela empresa e destaca ser uma empresa simples, a lealdade, austeridade, o trabalho intenso com foco no resultado e o respeito ao ser humano e ao meio ambiente. “Temos o que nos define que é a valorização da prata da casa, é o nosso mais conhecido e marcante valor. Ele representa em poucas palavras a grande força da Mor, as suas pessoas”, frisou Valmor.
Em 2019, a empresa atingiu uma marca histórica com R$ 1 bilhão de faturamento. “Resultado das pessoas, que ao longo de seis décadas, ajudaram a transformar uma pequena metalúrgica do interior do estado em uma das maiores e maiores empresas do Brasil”, destacou.
Um pouco mais da história
A história da Mor iniciava com o nome de Agro Industrial Mohr Ltda, hoje denominada e consolidada como Metalúrgica Mor. Com a sociedade de Cláudio José Backes, Guilherme Germano Mohr, Rubi Darci Mohr e Luiz Alberto Backes, as atividades aconteciam em um prédio alugado na Rua Assis Brasil e eram produzidos itens destinados à agricultura: centrífuga para mel, semeadeiras e polvilhadeiras manuais. A venda desses produtos era feita pelos viajantes, muito tradicionais na época. Em 1965, a empresa começou a investir em outros produtos, surgindo então as churrasqueiras, que eram fabricadas de forma artesanal, e os espetos, que eram banhados em tinta aluminizada. No ano seguinte, em 1966, foi produzida uma maleta, que, quando aberta, se transformava em uma churrasqueira portátil com acessórios.
Em 2005, a Mor começou com uma nova logomarca, baseada em conceitos de modernidade, lazer, conforto, praticidade e diversão. No mesmo ano, foram implementados 31 planos de ação para a reestruturação da empresa, com metas de redução de despesas e preços. Naquele ano, o faturamento chegou a 98 milhões de reais. No ano seguinte, em 2006, foi criada a Mor Distribuidora, com o objetivo principal de importar e comercializar artigos para camping e móveis de jardim. Ainda em 2006, o faturamento alcançou a marca de 140 milhões de reais.
No ano de 2009, recebeu a esperada certificação da ISSO 9001:2008, auditada pela certificadora Det Norske Veritas. Alguns anos depois, em 2011, a Mor comprovou seu posicionamento no mercado, garantindo a classificação entre as grandes indústrias do Brasil. Ficou em 92° lugar entre as 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul, pela revista Amanhã. Pela mesma publicação, apareceu na 223° colocação entre as 500 maiores do Sul do Brasil.
Em 2017, a Mor sente então a necessidade de acompanhar as novas frentes de vendas e, a partir disso, criou seu próprio E-commerce, passando a atender todo território nacional. Com isso, também iniciou os trabalhos de comunicação digital nas redes sociais, onde a empresa ganhou maior visibilidade e se posicionou na comunidade com conteúdos leves, divertidos e modernos.
Unidades no país
Em 2019, um grande salto marcou a trajetória da Mor. Além da consolidada fábrica na cidade natal, Santa Cruz do Sul, inaugurou naquele ano a filial em São Lourenço da Mata (PE), gerando novos empregos, facilitando a distribuição e aumentando a capacidade produtiva, trazendo assim, retornos positivos à empresa. Com 23.000m² de área construída, a empresa conta com aproximadamente 120 colaboradores até os dias atuais.
Em 2020, era inaugurada a filial em Barra do Piraí (RJ), com uma área de 49.000m² e em média 700 colaboradores. Nas filiais são produzidos itens das famílias de térmicos, isotérmicos, cadeiras, lavanderia, escada e verão. A abertura das filiais em outros estados foi estratégica, pensada para proporcionar cada vez mais assertividade e velocidade no atendimento. Uma logística criada para abastecer todas as regiões do Brasil, Mercosul e demais mercados mundiais.