Conteúdo Patrocinado

Por um Direito mais próximo, acolhedor, verdadeiro e justo

Publicado em: 09 de agosto de 2022 às 18:59 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 08:23
  • Por
    Rafael Henrique da Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Carolina Almeida/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Às vésperas do Dia do Advogado, profissional mostra que atuação se transformou com os anos para se tornar mais resolutiva

    Quando a jovem Jonéia Ferreira dos Passos foi cativada, ainda durante o Ensino Médio,  para seguir na área do Direito, o que a motivou a prestar vestibular, estudar e se formar no curso, em 2005,na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), talvez não passasse pela cabeça quantas mudanças a profissão, tão tradicional e formal, iria passar dali para frente. Ao longo dos anos muitas reformas aconteceram e o modo de trabalhar, especialmente com a informatização dos processos, mudou bastante a rotina do advogado. Com a tecnologia ocorreram mudanças no modo de fazer, facilitou o acesso, trouxe a agilização dos prazos e os deslocamentos aos fóruns muitas vezes se tornaram desnecessários. “Mas a essência não muda, essa que foi desperta lá nos bancos da faculdade e nos acompanha sempre, em evolução. O gosto pelo atendimento ao público, a criação e o desenvolvimento de uma tese para cada caso, as vitórias, as derrotas, tudo são pilares que nos fortalecem cada dia mais”, analisa a advogada Jonéia, ao refletir sobre o papel deste tão importante profissional às vésperas de completar o seu dia comemorativo, em 11 de agosto.

    Hoje e sempre, aponta Jonéia, o advogado tem papel essencial, pois é ele quem movimenta o judiciário a decidir o certo ou errado, o culpado ou inocente, a fazer a verdadeira e tão sonhada justiça.

    Desde que se formou, aponta ela, “a essência mudou, ficou mais latente, mais aguerrida, e mais objetiva. Hoje os casos são analisados com critérios mais adequados de necessidade ou não de ingressar com um processo judicial, principalmente considerando o enorme número de ações que entram todos os dias no judiciário, algumas sem fundamentos, e acabam atrasando os demais”, considera.

    Com ênfase em Direito Civil, Trabalhista e Previdenciário, Jonéia, que mantém escritório no Edifício Hyldon, na rua Cláudio Manoel, uma das principais vias do centro de Vera Cruz, procura acolher a todos que chegam com a mesma simplicidade e transparência ao ouvir cada relato. Aliás, se tem uma lição que os anos de profissão lhe deram foi o de ouvir mais para discernir melhor. E desta forma, unindo sua sensibilidade, sua experiência, sua escuta, diálogo e constante qualificação, Jonéia sabe facilmente reconhecer quais são as causas que merecem ser lutadas. “As da verdade e da justiça. Quando uma pessoa nos procura, ouvimos com atenção, se é honesto, se tem fundamento, se vale a pena lutar pelo que o cliente está nos relatando, não é só financeiro, mas sim, o que aquela situação está gerando na pessoa, então, vamos à luta com toda nossa energia!”, frisa a advogada, ressaltando o papel importante diante da sociedade, que conta com esse profissional para dar voz aos seus anseios e direitos, fazendo valer a verdadeira justiça.

    Direito Previdenciário

    Jonéia Ferreira dos Passos e a colega advogada Débora Vanessa Peil também destacam a área Previdenciária como um dos focos de atuação do escritório. Ao cuidar de questões relacionadas à Previdência Social (INSS) e a relação entre beneficiários, contribuintes e o Poder Público, exige constante aperfeiçoamento dos advogados. Uma das maiores mudanças nesta área ocorreu em novembro de 2019, com a Reforma da Previdência, que trouxe inúmeras alterações dos benefícios, como por exemplo as aposentadorias (por tempo de contribuição, idade urbana e especial), pensão por morte e benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). As advogadas reforçam a importância de buscar um profissional especializado na área, pois não se trata de apenas encaminhar um benefício, mas sim traçar uma estratégia para conseguir o melhor benefício para o cliente.