Esportes

LDB começa nesta segunda-feira em Santa Cruz do Sul

Publicado em: 18 de julho de 2022 às 13:44 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 22:18
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/União Corinthians
    compartilhe essa matéria

    União Corinthians será o anfitrião do torneio mais importante da base do basquete nacional

    Nesta semana, entre os dias 18 e 23 de julho, Santa Cruz do Sul e o União Corinthians serão sede da primeira etapa do Grupo B do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) Sub-22 – 2022, torneio mais importante da base do basquete nacional, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

    Os jogos serão realizados no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul. Além deste, a primeira etapa da competição será distribuída em 4 sedes diferentes, sendo o Grupo A, no Ginásio Walterclides Borges de Sá, em Uberlândia (MG), e Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), e o Grupo B no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS), e Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP).

    O anfitrião União Corinthians estará no Grupo B ao lado de Bauru Basket, Basquete Cearense, Botafogo, Cerrado, Caxias do Sul Basquete, Club Paulistano, Corinthians, Coritiba Monsters/Thalia, Rio Claro, Sesi/Franca e Vasco/Tijuca.

    Serão três jogos por dia, com entrada gratuita no Ginásio Arnão. O União Corinthians enfrenta o Caxias do Sul Basquete na segunda-feira, 18; o Botafogo na terça-feira, 19; Cerrado na quarta-feira, 20; Coritiba Monsters/Thalia na sexta-feira, 22; e Vasco/Tijuca no sábado, 23, todos os confrontos às 19h.

    Comandados pelo técnico Carlos Gustavo Cantarelli – o Gaúcho – e pelo auxiliar Camilo Gonzatti, o elenco é formado apenas por atletas formados na categoria de base do clube. E conta com s armadores Gabriel Gonzatti e Montipó; pelos alas/armadores Camargo, Bruno e Thaylor; pelos alas Rafael, Lucas, Samuel, Gabriel Garcia, Mateus, Guilherme e Denis; os alas/pivôs Óliver e Rogério, e o pivô Luan.

    O projeto Cestinha/União Corinthians disputa os torneios de base com patrocínio de Medlive, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

    Na última edição do torneio, o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, foi campeão de forma invicta. Recentemente, para exemplificar a relevância da competição, o ala Gui Santos atuou pelo Minas na LDB há algumas temporadas e acabou de ser selecionado pelo Golden State Warriors, da NBA, no Draft 2022.