Empresa completou 98 anos em junho e se destaca por ter uma gestão focada nas pessoas
Quem, em algum momento da vida, não teve contato com materiais da Mercur? Sejam as borrachinhas de dinheiro, a bolsa de água quente (produto ícone da empresa), produtos na área da saúde ou materiais escolares, os itens fizeram e até hoje fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas. A empresa, quase centenária, é motivo de orgulho para muitos santa-cruzenses e completou no início deste mês de junho 98 anos de história. Entre as novidades que estão por vir, já que está em constante processo de aprendizagem e crescimento, é a construção de um Centro de Inovação. Ainda em desenvolvimento, o espaço, situado nas proximidades da Mercur no centro, deverá ser impulsionado pela quarta geração da empresa.
Com um quadro de aproximadamente 600 colaboradores que atuam em diferentes cantos do país, a Mercur conta com 60 mercurianos – como são carinhosamento chamados – fora de Santa Cruz, estando a maioria deles na Terra da Oktoberfest. Além disso, o empreendimento chama atenção por uma gestão um tanto quanto diferente nos dias de hoje: a gestão horizontal. Nesse processo, não há cargos, mas sim facilitadores e coordenadores (os quais coordenam áreas dentro da empresa). Além do mais, as definições referentes à empresa são tomadas em grande grupo, possibilitando tomadas de decisões mais inteligentes, já que são levadas em conta todas as opiniões. Os produtos também são desenvolvidos através do processo de cocriação, reunindo profissionais de diferentes áreas e trazendo, inclusive, outras pessoas que necessitam do material no dia a dia.
Caminhada de muito aprendizado
Jorge Hoelzel Neto é facilitador da Mercur e já está administrando a empresa na terceira geração, já que tudo começou com o avô. Já são 36 anos dedicados a um empreendimento que tem as pessoas como foco e que leva em conta qualidade de vida, o meio ambiente, além da valorização dos extrativistas, responsáveis por extrair o látex das árvores, material necessário para a fabricação da borracha.
A Mercur foi o primeiro e único emprego de Hoelzel, que é formado em Administração de Empresas pela Unisinos, em São Leopoldo. Buscando sempre aprender e evoluir como ser humano, realizou alguns cursos de MBA, bem como, pós-graduações. Há cerca de 36 anos, quando começou a atuar na Mercur, a família tinha um grupo formado por cinco empreendimentos independentes: a fábrica de produtos de borracha (a Mercur, já a maior de todas), fábrica de embalagens plásticas, empresa de produção de raquetes de tênis, uma agropecuária – com cabeças de gado em Mariante – e, ainda, existia um empreendimento focado na confecção de roupas profissionais, como aventais.
Jovem, mais cheio de sonhos e vontade de aprender, Hoelzel já sabia, na época, que tinha uma grande responsabilidade em mãos. Começou trabalhando na empresa menor do grupo, a que produzia raquetes. "Meu pai disse que lá eu poderia fazer o que eu quisesse, porque o estrago não seria tão grande. Desde o primeiro dia na empresa, em 15 de janeiro de 1986, eu sabia que teria uma função importante e que precisava me preparar para isso. Entre dezembro de 1990 e janeiro de 1991 foi feita a fusão das cinco empresas, sendo um momento muito importante e que eu participei efetivamente", comenta sorrindo.
Entre uma trajetória marcada por muitas lembranças, o facilitador da Mercur destaca que chamou atenção a capacidade do pai de fazer a passagem da segunda para a terceira geração: "Foi um momento muito bom e ele fez com uma maestria muito grande, porque ele permitiu que a gente fizesse o que queria fazer. Com a fusão, foram estruturadas unidades de negócios, acarretando um grande crescimento".
Gestão diferenciada
O sistema de gestão horizontal foi implementado pela Mercur em 2009, quando foi realizado o processo que recebeu o nome de "virada de chave". Segundo Hoelzel, em 2008 foi iniciado um trabalho intenso de olhar para o meio ambiente e para as pessoas: "Nós queríamos entender quais as nossas responsabilidades enquanto indústria com relação à questão social, ambiental, humana e financeira. Então nós fizemos um trabalho forte em cima disso e contratamos uma consultoria, sendo feito um diagnóstico profundo na Mercur. Depois do diagnóstico, nós vimos que não éramos tão responsáveis assim como achávamos que éramos".
Desde então, a Mercur tem buscado um olhar bastante diferenciado em relação às pessoas (sejam clientes ou mercurianos) e a natureza, tentando auxiliar a manter a floresta em pé. O sucesso da empresa em quase um século é atribuído a diversas questões. "A Mercur sempre teve uma equipe comercial forte e nós fortalecemos isso ao longo da caminhada. Também tem uma liderança muito forte em produtos e produção. Sempre tivemos uma veia industrial forte, além do relacionamento que a gente tem com os clientes e os colaboradores", explica.
Com frequência o empreendimento também busca enfatizar a importância de uma comunicação adequada para as pessoas entenderem a diferenciação entre valores e preços. O valor apenas existe quando o produto ou serviço oferece algum benefício ao cliente. Aliás, diariamente a Mercur busca construir um mundo de um jeito bom pra todo mundo.