Evento vai ocorrer nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores
Uma audiência pública na tarde desta quinta-feira (23) debaterá a criação de um plano municipal de regularização das redes hídricas do interior de Venâncio Aires. O evento vai ocorrer no Plenário Vicente Schuck, na Câmara de Vereadores, às 14h.
A audiência é uma iniciativa da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Rural e da Frente Parlamentar da Crise Hídrica, por meio do vereador André Kaufmann (PTB). A ideia do parlamentar é prever um fundo apto a receber recursos de emendas impositivas dos parlamentares, bem como de verbas Estaduais e Federais, para arcar com as despesas decorrentes dessa regularização. Além disso, Kaufmann enfatiza também a necessidade da criação de um Conselho Municipal ligado à temática para fiscalizar a utilização das verbas.
Atualmente, existem em funcionamento no interior do município mais de 60 redes hídricas, porém a maioria delas não está regularizada conforme o que prevê a legislação estadual que versa sobre o uso da água, e não fazem o tratamento correto. Outro problema enfrentado são os períodos de estiagem, que acabam deixando os poços vazios.
Conforme o vereador, a partir da regularização e da criação de um fundo que possa receber recursos das emendas impositivas dos parlamentares e de verbas a nível estadual e federal, pode ser prevista a cessão dos problemas de falta de água no interior do município.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado