Bebida sabor do Rio Grande também possui princípios medicinais e há uma técnica para prepará-lo em 11 segundos
Quem visita a 16ª Festa Nacional do Chimarão – Fenachim, logo na entrada do parque é recepcionado pela Escola do Chimarrão, local onde o visitante pode preparar seu chima para passear pelo parque, ou ainda, tirar o certificado de especialista na bebiba símbolo do Rio Grande. Mas, além de tudo isso, é um momento de conhecer algumas peculiaridades do chimarrão como transmitir mensagens e seus benefícios à saúde.
A criadora da escola, Rejane Rüdiger Pastore, disse que o espaço é um local de conhecimento e aprendizagem tanto por quem já sabe fazer seu chimarrão ou para quem nunca experimentou em fazer. Além disso, durante a preparação da bebida, Rejane contou uma história curiosa que acontecia nos tempos em que o namoro era mais reservado.
Ela contou que o chimarrão entre os casais iniciantes servia como uma espécie de mensageiro do amor. “Se a moça colocasse mel no chimarrão ela estaria dizendo que queria casar com o moço, se colocasse açúcar queria apenas uma amizade. Já quando não queria nada sério com o rapaz, ela fervia a água do chimarrão e/ou ainda colocava sal na cuia. Assim muitos relacionamentos ser formavam em tempos mais restritos”, lembrou Rejane.
Chimarrão faz bem à saúde
Com mais de 190 princípios medicinais ativos na erva-mate, a criadora da escola do chimarrão destaca que a bebida ajuda na digestão, é diurético, estimula nas atividades físicas e mentais, elimina o cansaço, contém vitaminas, é rica em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e manganês e o mais importante se encontra nos palitinhos da erva. “Esses pedacinhos contêm Saponinas que eliminam as gorduras das artérias, combate o colesterol e previne o envelhecimento precoce”, elencou Rejane.
Questionada se há restrições de horários para beber o chimarrão, ela destaca que ele pode ser ingerido o dia todo e todo dia. “Não se recomenda tomar o chimarrão em jejum, mas é bom tomar após as refeições”.
Saiba como preparar o chimarrão de 11 segundos
Na Escola do Chimarrão, são ensinadas 36 maneiras diferentes de preparar um chimarrão, mas o que se destaca é o que é feito em 11 segundos, de forma simples e prática. Rejane conta que esse é o carro-chefe da escola. “Esse ensinamos para quem nunca fez um chimarrão”.
Na prática: Coloque uma colher de sopa de erva-mate no fundo da cuia, em seguida coloque a água quente até o ‘pescoço’ da cuia e após cubra com erva-mate até a borda da cuia. Após, empurre a erva-mate com a bomba para a lateral para criar um espaço para colocar a água e em seguida, com movimentos leves, insira a bomba na cuia. Assim ,está pronto seu chimarrão de 11 segundos.
Notícias relacionadas
Candelária, Sinimbu, Vale do Sol e outras cidades; conheça os vereadores do Vale do Rio Pardo
Eleição neste domingo definiu a relação de legisladores pelos próximos quatro anos
Saiba quem são os eleitos na região Centro-Serra
Cidades como Sobradinho e Arroio do Tigre estão contempladas
Lajeado, Estrela e Encantado; confira os prefeitos eleitos no Vale do Taquari
Região é a segunda mais produtiva do estado e abrange 40 municípios
Conheça todos os prefeitos eleitos no Vale do Rio Pardo
Região abrange cidades como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz