Covid 19

Sequelas da Covid: Cerca de 500 pacientes farão reabilitação por meio da Secretaria da Saúde

Publicado em: 05 de abril de 2022 às 07:54 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 18:47
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Guilherme Neuhaus / Secom
    compartilhe essa matéria

    Em uma parceria com o Hospital Santa Cruz, usuários das unidades de saúde do município são atendidos no HSC

    Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), os pacientes com sequelas causadas pela Covid-19, passam a ter acompanhamento periódico desde a última sexta-feira (1º), através do Programa de Reabilitação Pós-Covid.  Em uma parceria com o Hospital Santa Cruz (HSC), usuários das unidades de saúde do município são atendidos no HSC por meio do Programa de Residência Multiprofissional.
    De acordo com a Sesa, pela parceria, que será pelo período de 6 meses, 60 pacientes por mês serão atendidos.  De acordo com a titular da pasta, Daniela Dumke, o Programa de Reabilitação prevê recuperar a capacidade funcional de cerca de 500 pacientes. “É uma forma de promovermos o alívio dos sintomas, e de restabelecer o retorno das pessoas para suas atividades do cotidiano”, afirmou. 

    A prefeita Helena Hermany celebrou mais um convênio entre a Prefeitura e o Hospital Santa Cruz, que será responsável por trazer conforto e uma melhor qualidade de vida para estes pacientes, dentro da sua linha de gestão de cuidado com as pessoas. “A Administração Municipal oferece mais um serviço com um grande benefício para amenizar a dor e as dificuldades que o vírus possa ter causado na saúde e na vida dos pacientes”. 

    Nessa segunda-feira (4), quem passou por uma avaliação e realizou testes de capacidade funcional foi a senhora Maria Helena Lopes, de 50 anos. Moradora do Bairro Belvedere, uma das orientações que recebeu foi a de que terá que fazer três atendimentos para fisioterapia pulmonar por semana. “Qualquer esforço físico que faço, me dá falta de ar. O coronavírus prejudicou 75 por cento do meu pulmão. Fico muito feliz que tenho essa oportunidade para me recuperar”, relatou. 

    Ainda segundo a Sesa, tem direito ao Programa de Reabilitação, pacientes encaminhados pelos postos de saúde, e também os que estiveram internados no Hospital Santa Cruz e que apresentarem sequelas. O agendamento é realizado pela Central de Regulação.