Geral e Cobertura Especial

Amostra da Unisc ensina o processo de bioconversão com uso de larvas

Publicado em: 24 de março de 2022 às 15:41 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 11:35
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Ricardo Gais/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Projeto pode ser conferido na Expoagro Afubra no estande da Universidade

    Localizado logo na entrada da Expoagro Afubra, o estante da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) conta com um projeto de bioconversão totalmente sustentável. Esse trabalho ocorre com o uso de larvas de mosca, muito conhecido nesse processo que transforma resíduos orgânicos, como restos de alimentos, em peso larval e biofertilizante.

    A responsável pelo projeto de criação das moscas, que é veiculado ao seu doutorado, Daniela da Costa e Silva, explicou que o processo leva cerca de 21 dias até a obtenção do resultado final de bioconversão. “Após isso, as larvas são ideais para serem usadas na alimentação de galinhas e peixes e o biofertilizanrte pode ser usado diretamente na agricultura”.

    Daniela disse que o projeto atua principalmente com resíduos de indústrias, mas pode ser usado em casa semelhante a uma composteira. “O processo de compostagem é mais eficiente e rápido e chamamos de um processo 100% sustentável, pois nada se perde”.

    Quem tem interesse em ter esse processo em casa ou na indústria pode entrar em contato com a universidade para receber as informações necessárias e como prosseguir. De acordo com Daniela, as larvas são oferecidas ainda em ovos ou em estagio inicial. “Temos a consultoria para tirar duvidas da comunidade, pois esse processo tem ciclos e as larvas vão crescendo conforme se alimentam”, sublinhou.

    A quantidade de larvas para cada composteira é fornecida conforme a quantidade de resíduos. Por exemplo, a cada quilo de material orgânico, é aconselhável duas gramas de larvas.