Iniciativa busca resgatar as origens da empresa, através da parceria de pequenos produtores
Com objetivo de resgatar as origens da empresa, através da parceria de pequenos produtores, a gigante venâncio-airense Haas Madeiras anunciou um programa de fomento florestal. A iniciativa está sendo estudada e aprimorada há dois anos. Desta forma, apenas recentemente o projeto foi divulgado.
O Fomento Florestal Haas, como foi batizado, consiste em três modalidades, abrangendo desde locais com floresta de eucalipto pronta a propriedades sem cultivo. Além disso, o programa conta com uma equipe técnica para fornecer assistência em todas as etapas do projeto. Os profissionais também acompanham cada propriedade fomentada e observa as características do solo, relevo, altimetria, clima e localização.
“No começo da história da empresa tínhamos parcerias com pequenos e médios produtores da região serrana de Venâncio Aires. Entretanto, os agricultores acabaram ficando fora da cadeia de suprimento em razão da legislação ambiental, o que foi superado recentemente. Desta forma, o programa novamente ingressa pequenas áreas de um hectare ou 10 hectares na cadeia de fornecimento. O projeto visa dar todas as condições, desde auxílio para qualquer burocracia ao transporte da floresta já pronta”, relata o empresário Junior Haas.
CONHEÇA AS MODALIDADES:
- PARCEIRO INCORPORADO HAAS
Refere-se às terras com floresta jovem. Nessa categoria, o cidadão ingressa na cadeia de fornecimento, e a madeireira indeniza o custo das mudas utilizadas. A partir disso, é estabelecida parceria de futura venda das árvores.
- PARCEIRO HAAS
Visa os proprietários de terras sem culturas plantadas. Nessa modalidade, a Haas Madeiras fornece as mudas e a orientação técnica.
- PARCEIRO ARRENDADO HAAS
Destina-se às propriedades sem cultivo, em que a empresa realiza todos os processos. Desde repasse de mudas, plantio e manutenção.