Ponto localizado em uma área de grande movimento no bairro Arroio Grande é referência na venda de cachorro-quente
Localizado em um ponto de grande movimento no Bairro Arroio Grande, mais especificamente no entroncamento da Avenida Euclides Kliemann com a Paul Harris, está o Cachorro Grande Lanche, com quase 14 anos de experiência e oferecendo saborosos cachorros-quentes à centenas de pessoas que por ali passam.
Conforme o empresário e proprietário do food truck que fica estacionado em frente ao antigo Faccin, Leandro da Rosa, de 48 anos, essa trajetória de sucesso no ramo de alimentação iniciou em sua cidade natal, Encruzilhada do Sul, com um sócio, mas acabou vendendo sua parte, e há quase 15 anos apostou em Santa Cruz do Sul para empreender o seu negócio próprio. “Comecei aqui com meu irmão, que já trabalhava na área de eventos, então, como eu já tinha essa vontade de abrir meu food truck, o dono do Faccin na época me cedeu este espaço para eu vender o cachorro-quente”, relembrou.
Leandro contou que o início, como para todo negócio, é difícil, mas por ele ter experiência na área não teve muita dificuldade. “Graças a Deus temos sempre muitos pedidos de pessoas que trabalham em clínicas e clientes fixos”. No momento, o Cachorro Grande Lanche atende somente no turno da noite, das 18h30 até as 23h, de segunda a segunda. Segundo ele, já se pensa na ideia de abrir o local também ao meio-dia.
Durante esse período, algumas mudanças foram acontecendo, como no antigo prédio do Faccin, abriu uma farmácia, e Leandro havia ganhado um prazo de 30 dias para deixar o local. No entanto, os gestores da farmácia observaram a grande movimentação que o food truck gerava. Então, Leandro não precisou se mudar de local. “O movimento deles é bom pra mim e o meu é bom pra eles”, frisou.
Outro momento que mudou a rotina dos negócios foi à chegada da pandemia, no qual todos os setores tiveram que se adaptar e Leandro teve que encontrar alternativas para bem atender seus clientes. “Temos uma clientela formada, mas como a maioria são aqueles que estão passando por aqui, indo para casa, por exemplo, tínhamos que mandar o cliente esperar no posto de gasolina e eu mandava para ele o cachorro-quente por tele entrega, e às vezes, nem cobrava o frete”, contou. “Também tenho muitos clientes de Rio Pardo, que vem especialmente aqui para comer o cachorro-quente”.
A especialidade neste tipo de alimentação vem desde o início dos trabalhos. “Eu não fazia outra coisa e desde o início esse foi o meu trabalho e de minha família. Minha esposa e meu filho me ajudam, tanto aqui como em casa, onde preparamos os ingredientes e temos uma cozinha industrial para preparar o produto”, explicou. Atualmente são quatro pessoas envolvidas com o trabalho: Leandro, sua esposa, o filho e um funcionário contratado.
O Cachorro Grande Lanche sempre trabalhou especificamente com este produto, e há 14 anos vem acompanhando a evolução do bairro, bem como de seus clientes. “Muitos eu conheço desde pequenos, e hoje são formados na faculdade, e até trazem seus filhos aqui. Também tenho muitos clientes universitários de outras cidades e eles encomendam comigo o cachorro-quente e no caminho de volta o ônibus para aqui para pegarem o cachorro-quente”, contou Leandro.
O espaço físico também oferece aos clientes um local limpo com tapete e mesinhas para quem deseja saborear o cachorro-quente na hora. “Tudo é limpo diariamente e esse é nosso diferencial que é melhorar a cada dia pro nosso cliente”.
Atualmente o Cachorro Grande Lanche oferece cachorros-quentes de salsicha e linguiça, mas a ideia é inovar o cardápio. “A princípio vamos mudar o cardápio, mas vamos estudar muito ele pra não perder a característica”, disse. O segredo para o sucesso, Leandro agrega a qualidade e higiene. “É uma coisa que a gente sempre zelou desde o início e tentamos manter os clientes com isso, por isso que ele volta sempre”, destacou.
Um grande passo do Cachorro Grande Lanche foi à construção do atual food truck, que era um sonho antigo da família. “Temos a legalização junto à prefeitura, e os clientes adoraram a novidade e gostamos muito de ver a alegria deles”, sublinhou Leandro.
Os ingredientes que fazem a diferença
Com o pão novinho diariamente de um fornecedor local, o cachorro-quente tem ingredientes como a linguiça fresca ou salsicha defumada, produtos da feira rural como tomate, alface, milho, ervilha, queijo, entre outros. “Vendemos por dia cerca de 150 cachorros-quentes, nos finais de semana esse número pode aumentar, mas também tem épocas como no inverno que essa demanda diminui um pouco”, disse Leandro.
Apesar da venda do cachorro-quente ocorrer apenas na parte noturna do dia, o trabalho já inicia logo cedo com as compras dos produtos. “Trabalhamos em família e não queremos perder essa essência. Tive contatos para abrir franquias, mas vamos devagar, talvez no futuro eu abra um ponto fixo”, finalizou.
Contatos
O Cachorro Grande Lanche está presente nas redes sociais Facebook e no Instagram (@cachorrograndelanche). Pedidos também podem ser feitos pelo WhatsApp (51) 9 9906-7883. Um novo cardápio digital está sendo criando para melhor atender os clientes.