Covid 19

Para frear a pandemia, Cachoeira do Sul suspende abertura de bailes e boates

Publicado em: 27 de janeiro de 2022 às 18:10 Atualizado em: 02 de março de 2024 às 22:59
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Prefeitura da Cachoeira do Sul
    compartilhe essa matéria

    Medida foi tomada devido aumento expressivo de casos de Covid-19 no Município

    Devido a nova onda da Covid-19 que Cachoeira do Sul enfrenta, com 156 novos casos por dia, considerando a média da última semana, além de dois óbitos registrados no domingo (23) e na segunda-feira (24) e com o Centro de Triagem da UPA atendendo uma média de 129 pacientes por dia, a região de Cachoeira recebeu um alerta do Governo do Estado nesta semana e deixou também em alerta o prefeito José Otávio Germano.

    Nesta quinta-feira (27), ele determinou ao secretário municipal da Saúde, Marcelo Figueiró, que desloque quatro médicos para a UPA para agilizar o atendimento aos pacientes, visto que a grande maioria de casos de Covid registrados na cidade são de grau leve ou assintomáticos, o que tem superlotado o pronto atendimento do local.

    Além disso, o prefeito deliberou que seja redigido novo Decreto Municipal, válido até 13 de fevereiro, com a suspensão de bailes, boates e bares de caráter noturno, redução de capacidade de atendimento em estabelecimentos de alimentação para 70% com funcionamento até a meia-noite e redução também para 70% da ocupação para eventos sociais. “Não podemos ser omissos”, pontuou o prefeito diante do agravamento no número de casos. Ele pediu ainda que a fiscalização atue em conjunto com a Brigada Militar no cumprimento das regras.

    “Ao administrador não cabe esperar pelo pior, que pode ou não pode acontecer. O fato é que houve aumento de casos, a UTI do HCB está 50% ocupada e fomos acionados pelo Estado, então prefiro pecar pelo excesso do que pela omissão”, declarou o prefeito dizendo ainda que está ciente de que alguns setores sentirão mais as consequências das novas regras, mas que a saúde da população deve estar à frente destas questões.

    O Município informará ao Estado as ações tomadas com o objetivo de frear a propagação do vírus. O novo Decreto entra em vigor nesta sexta-feira, dia 28.