Covid 19

Municípios do Vale do Rio Pardo iniciam vacinação de crianças de 5 a 11 anos nesta quarta

Publicado em: 18 de janeiro de 2022 às 14:54 Atualizado em: 02 de março de 2024 às 22:42
  • Por
    Taliana Hickmann
  • Fonte
    Grupo Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Primeiras doses vão ser aplicadas no público infantil com comorbidades e deficiência

    Grande parte dos municípios do Vale do Rio Pardo inicia a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 nesta quarta-feira (19). Ao todo, a região recebeu 1.580 doses do imunizante da Pfizer, distribuídos entre as cidades que compõem a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.

    Os primeiros a serem vacinados serão os meninos e as meninas com alguma comorbidade, tais como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. Já as crianças sem comorbidades fazem parte do próximo grupo a ser imunizado. A vacinação é contraindicada para aquelas que tenham tido Covid-19 nos últimos 30 dias, que estejam com febre ou estado gripal ou que tenham tomado qualquer outra vacina nos últimos 15 dias.

    Assim como ocorre para as demais faixas etárias, será preciso comparecer à unidade de saúde com um documento e a caderneta de vacinação no ato, contudo, é exigido o acompanhamento pelos pais ou responsáveis. A aplicação das doses deve ser feita em salas exclusivas, estruturadas pelas secretarias de Saúde em cada município, com espaço para acomodação, uma vez que os responsáveis e as crianças terão de permanecer por 20 minutos no local após a aplicação das doses para observância de possíveis eventos adversos. Se esses ocorrerem após a aplicação do imunizante, deverão ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde. 

    Confira como será a vacinação em cada município:

    SANTA CRUZ 

    Três locais serão utilizados para vacinar as crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades e deficiência em Santa Cruz do Sul: as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Cohab e Glória Imigrante, que já atendem a partir de quarta-feira e a ESF Dr. Pedro Eggler, em Monte Alverne, começa na quinta. O atendimento é das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min. A imunização será realizada por ordem de agendamento, por telefone ou presencialmente nas unidades destacadas.

    Na ESF Cohab (Rua Professor Edgar Gewehr, nº 60) o agendamento ocorre pelo telefone: 3711-4778 e na ESF Glória Imigrante (Rua João Rabuske, nº 12) pelo 3711-9166. Já na ESF Dr. Pedro Egler (Rua Dr. Pedro Eggler, s/n°, Monte Alverne), o agendamento deve ser feito pelo 3704-1139. O município recebeu 560 doses do imunizante e, o número estimado de crianças nesta faixa etária é de 10.776.

    VERA CRUZ

    As crianças de cinco a 11 anos em Vera Cruz – que correspondem a um público estimado em 2.211 – serão vacinadas junto ao Espaço Mamãe Criança. A aplicação das doses ocorre somente à tarde, das 12h30min às 16 horas. Dessa forma, durante a manhã a sala de vacinas será destinada para a aplicação das vacinas de rotina do calendário infantil e adulto. Para os adultos, a vacinação contra a Covid-19 segue normalmente em todas as unidades e horários já disponibilizados.

    As 130 primeiras doses que a Capital das Gincanas vai receber serão destinadas somente as crianças com comorbidades, devidamente comprovada com atestado médico com o CID ou a doença descrita, e aquelas com algum tipo de deficiência (física ou mental). 

    RIO PARDO

    Com 170 doses disponíveis nessa primeira remessa, Rio Pardo inicia a vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira para crianças de 5 a 11 anos que apresentam deficiência permanente, comorbidades e quilombolas. As vacinas serão aplicadas no Espaço Mamãe Bebê por agendamento no telefone 9 93 71 – 02 95. O cronograma será divulgado por semana conforme a disponibilidade de doses. Na quarta, serão 20 doses disponíveis das 11h ao meio-dia e 30 doses das 16h às 18h; na quinta, vão ser 50 doses das 13h às 16h; na sexta-feira, 30 doses das 10h ao meio-dia e 40 doses reservadas para quilombolas. Nesses dias, não haverá outras vacinas disponíveis.

    VENÂNCIO AIRES

    Na Capital do Chimarrão, a imunização também inicia na quarta-feira para a faixa etária de 5 a 11 anos com comorbidade. O horário da aplicação das doses ocorrerá das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min, no Posto de Saúde Central. Duas salas de vacinação do Posto de Saúde Central estarão destinadas à imunização das crianças, que deve ser realizada com espaço de 20 minutos após aplicação da dose para observação.

    Além de documento de identificação da criança e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), será necessário apresentar nesta etapa um laudo médico ou exame comprobatório que indique a situação de comorbidade ou deficiência da criança. Além de quarta-feira, a sexta-feira (21) também será reservada para aplicação das primeiras doses. Venâncio Aires recebeu 300 doses da vacina pediátrica Pfizer.

    SINIMBU

    Após receber 50 doses do imunizante da Pfizer, Sinimbu inicia a aplicação de doses para crianças de 5 a 11 anos que possuem alguma deficiência ou alguma doença que se enquadre nas determinadas pelo Ministério da Saúde como: doenças pulmonares, cardíacas, renais, neurológicas, diabetes, hipertensão, deficiência permanente e Síndrome de Down. É necessário apresentar documento de identificação, a carteirinha de vacinação e um laudo médico comprovando a deficiência ou a comorbidade apresentada.

    A criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis no momento da vacinação e permanecer no Posto de Saúde por 20 minutos após a administração da vacina. Segundo a prefeitura, a imunização não é obrigatória. Aqueles que optarem por não vacinar seus filhos, não enfrentarão nenhuma problema na escola ou nas demais atividades sociais. A vacinação será organizada por agendamento no Posto de Saúde Central, pelo telefone 3708 1165.

    VALE DO SOL

    A prefeitura de Vale do Sol optou por realizar agendamentos a partir dessa data, para melhor contabilizar o número de doses necessárias para imunizar o público dessa faixa etária.

    Assim, os pais ou responsáveis das crianças com comorbidades, podem entrar em contato por telefone nas unidades de saúde fazer o agendamento da vacina. Após esse processo, será feito o chamamento dos cadastros. Para Vale do Sol. vão ser 50 doses disponíveis nessa primeira remessa. Contudo, o município conta com 880 crianças entre cinco e 11 anos estão aptas a receber o imunizante. Os fones para contato são: 99717 0176 (ESF Anita) e 3750 1122 (ESFs Centro).