Estabelecimento comercial já está há 88 anos em atuação
Desde 1933 em atuação, a Comercial Mahle faz parte da história de Venâncio Aires e acompanha o desenvolvimento da Capital do Chimarrão. No coração do município, próximo à Igreja Matriz São Sebastião Mártir, o empreendimento é o mais antigo ainda em atuação, conforme a Secretaria Municipal da Fazenda.
O negócio familiar, de Alfredo e Ilga Mahle, acompanhou a conclusão das obras do templo religioso, o crescimento do Hospital São Sebastião Mártir, o acentuado número de veículos de tração animal sendo substituídos pelos automotores, as pavimentações e o aumento de instalação de empresas na região central. Resistiu ao tempo e, hoje, está sob administração da primeira geração, pelo filho Luiz Orlando Mahle, de 79 anos.
De acordo com o empresário, o comércio da família começou vendendo de tudo, desde alimentos a móveis, com o objetivo de atender as necessidades da comunidade. Entretanto, com o passar do tempo, a Comercial Mahle cresceu, chegando a contar com três lojas em Venâncio Aires, empregando cerca de 30 funcionários e atuando como concessionária da Liquigás.
Com o adoecimento do pai, Luiz Orlando Mahle precisou assumir o negócio. Segundo ele, quando criança já ajudava nos afazeres do armazém. “Eu sempre estava ao redor dos meus pais na loja. Tínhamos comestíveis e eu ia lá e pegava uma lata de leite condensado e fazia um furinho [risos]. Quando a minha mãe descobria já tinha ido tudo”, relembra o empresário.
Atualmente, há apenas 5% do empreendimento em comparação ao que era antes. Conforme o proprietário, a redução foi necessária em razão da grande demanda e da necessidade de ter um tempo a mais com a família. Dessa forma, conservando o imóvel familiar, no local são comercializadas armas e munições, tintas, ferragens e itens de caça e de pesca.
Segundo Luiz, o segredo para manter por tantos anos um empreendimento está na seriedade do trabalho e na força de vontade. “Quando trabalhamos com vontade nós superamos tudo […] aprendi com o meu pai que quando trabalhamos com seriedade nós conquistamos a confiança do cliente e é como diz o ditado: “honestidade e canja de galinha não fazem mal para ninguém”, diz o empresário.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado