Estabelecimento na Avenida João Pessoa em Santa Cruz do Sul carrega um legado de determinação
Quem entra na Panificadora Cristal à procura de pães quentinhos ou se delicia com os doces e salgados expostos no balcão, nem imagina que a história da empresa iniciou de uma forma diferente e fora de Santa Cruz do Sul. Por trás do espaço de venda direta ao público, realizada através do serviço gentil das atendentes, a padaria conta com uma grande produção de massas, que iniciou em Sinimbu e hoje abastece mais de 10 municípios da região.
Sob o comando de Mara Cristina e Marcos Klaas, a panificadora iniciou sua história há 30 anos no município vizinho. Erica Klaas, mãe de Marcos, vendia cosméticos quando resolveu, ao lado de amigas, iniciar a produção de bolachas. Logo depois, com o sucesso das vendas, uma cliente sugeriu a produção de massas caseiras, opção que se tornou o carro chefe da empresa até hoje.
Foi só mais tarde, mais precisamente há 12 anos, que tudo começou a ficar mais semelhante ao que hoje se conhece. Em uma atitude determinada de investimentos, os proprietários deixaram Sinimbu para construir a estrutura que até hoje abriga o estabelecimento, na Avenida João Pessoa, 756. Era o início do crescimento da empresa, que iniciou com cinco pessoas, e hoje conta com 20 colaboradores.
E ao chegarem no novo endereço, os planos aumentaram, conforme recorda Mara: "viemos com intuito de continuar a fábrica, mas como tinha comércio de sorvetes aqui, já tinha pronta essa parte da frente. Aí aproveitamos e colocamos o balcão de vendas para os clientes. Foi quando começamos a produzir doces, salgados e pães, pois no começo eram somente massas, bolachas e bolos. Não se fazia nada para o cliente no balcão".
Assim como o sucesso das massas, não foi diferente com os outros produtos e logo a comunidade se apaixonou pelo gosto Cristal. A estrutura de fácil localização e que já passou por três ampliações também é convidativa para uma boa hora do café. "O pessoal gosta muito, elogia bastante. Fizemos tudo com muito amor e qualidade. Usamos produtos de qualidade. Tudo é bem feitinho!", diz Mara. Por isso, ela acredita que o segredo do sucesso, iniciado por Erica Klaas há três décadas, é o amor em produzir o sabor daquilo que é caseiro, sem conservantes e natural.