Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Após descobrir intolerância, santa-cruzense tem reviravolta profissional e completa um ano em novo empreendimento

    Publicado em: 31 de março de 2021 às 14:09 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 13:43
    Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Nutryce Alimentos oferece aos clientes uma linha de produtos sem glúten, sem lactose e sem conservantes

    Se para alguns empreender é sinônimo de coragem, para outros, também é símbolo de superação. E a santa-cruzense Anaí Knak é exemplo disso. Após atuar por mais de dez anos em uma confeitaria, a descoberta da doença celíaca fez com que a jovem mudasse, além dos hábitos alimentares, o ramo profissional. E foi através disso que surgiu a Nutryce Alimentos, com uma linha de produtos sem glúten, sem lactose e sem conservantes.

    Antes de administrar a Nutryce – localizada na Rua Senador Salgado Filho, nº 590, no Bairro Avenida, Anaí gerenciava a Kinabom – empresa idealizada pela mãe, Carmem. Por lá, iniciou vendendo sorvete e depois, se tornou a responsável por cuidar também da parte artística dos bolos e doces. No entanto, em 2016, após o diagnóstico da intolerância ao glúten – proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte – teve que se afastar do trabalho. “Foi um susto. Fiquei pensando no que ia fazer, porque meu grau de sensibilidade era muito alto e me dava reação estar perto desses produtos. Eu também não tinha noção alguma de alimentação para celíacos, de como fazer pães e demais alimentos, até que surgiu a oportunidade de fazer alguns cursos mais caseiros, para eu me adaptar”, conta.

    O que Anaí não imaginava, é que essa "adaptação" proporcionaria uma oportunidade de recomeçar. "Eu produzia os alimentos para o meu consumo, na cozinha da minha mãe. Mas quando algumas pessoas ficaram sabendo, pediam para eu fazer para vender porque não tinha ninguém que fizesse por aqui. Comecei então, a estudar as possibilidades de como fazer e cada vez mais, através das indicações da minha nutricionista Carolina Klein, ganhava clientes e fui crescendo", relembra Anaí.

    Com mais um negócio ativo e, sem poder estar presente por inteiro na Kinabom, Anaí e a mãe decidiram descontinuar a confeitaria. Em janeiro de 2020, após reformar todo o prédio e adquirir os equipamentos necessários, investindo sempre em especialização, a Nutryce foi inaugurada. Focada em proporcionar uma alimentação nutritiva aos celíacos, a empresa oferece uma linha variada de pães, bolos, cucas, cueca virada, salgados para festas, lanches pizzas e massas, além de alimentos sem leite e sem conservantes, atraindo clientes de toda região e até do Estado.

    Para Anaí, que passou por uma trajetória difícil de adaptação, poder trabalhar cuidando da saúde dela, ajudando outras pessoas, é gratificante. "A pessoa que vem aqui acaba levando não só o produto, mas também uma bagagem para o dia-a-dia e isso me deixa bem realizada. É um trabalho que veio em meio a necessidade, mas que me realizou profissionalmente e pessoalmente", conclui.