Polícia e Região

Preso por venda de palmito irregular tinha tornozeleira eletrônica

Publicado em: 13 de junho de 2017 às 16:40 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:27
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto Reprodução/Internet
    compartilhe essa matéria

    Denúncia anônima levou à apreensão de codornas e de conservas de palmito e de ovos em Linha Nova

    Uma denúncia anônima levou à prisão de um homem e à apreensão de conservas de palmito e de ovos de codorna, além de produtos in natura e de 4,3 mil codornas vivas na localidade de Linha Nova, interior de Santa Cruz do Sul, nesta terça-feira (13). A ação foi desencadeada pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patran) de Rio Pardo, com apoio do Pelotão de Operações Especiais, durante esta manhã e o registro foi feito junto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Santa Cruz do Sul, nesta tarde. O homem acusado pelo beneficiamento e venda dos produtos de forma irregular foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Ele estava no sistema aberto e usava tornozeleira eletrônica.

    Conforme o soldado Daniel Scremin, da Patran, a denúncia chegou até a patrulha na semana passada e hoje a equipe localizou o homem em casa, junto com os produtos. Conforme relata, não havia qualquer cuidado com as condições sanitárias no beneficiamento e armazenamento dos produtos. Foram apreendidos mais de 300 vidros de tamanhos variados de conservas de palmito e de ovos de codorna, além de 120 peças de palmito in natura, 6.560 ovos de codorna e 4,3 mil aves. Também foi apreendida uma arma de calibre 12, junto com 56 cartuchos deflagrados e outros dois intactos. Os produtos foram encaminhados para a Vigilância Sanitária, que dará o devido destino. Já as aves ficaram no local sob a responsabilidade de fiel depositário.

    À Patran o acusado informou que fazia a venda dos produtos processados de porta em porta, como ambulante. No entanto, devido a grande quantidade de material apreendido, a investigação indica que pode ter ocorrido repasse das conservas para mercados. Não havia rótulos nas embalagens das conservas.