Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Trabalho, dedicação e amor: a história do gestor do Senai em Santa Cruz do Sul

    Publicado em: 02 de fevereiro de 2021 às 16:50 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 12:19
    Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto de Comunicação
    compartilhe essa matéria

    Daniel Niehus Machado orgulha-se da trajetória iniciada há mais de 20 anos na capital e solidificada aqui

    Há mais de duas décadas no Sistema Fiergs, o porto-alegrense Daniel Niehus Machado orgulha-se da trajetória iniciada na capital e solidificada em Santa Cruz do Sul. Formado em Administração de Empresas, o gestor conheceu o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) durante a graduação em uma das oportunidades de estágio. O que ele não sabia é que iniciava ali uma grandiosa jornada dentro da empresa.

    Após 10 anos atuando em Porto Alegre, Machado teve a chance de atuar em algum centro do Sistema Fiergs no interior do Estado. Como a esposa Lia Possuelo já dedicava alguns dias da semana para viajar para Santa Cruz do Sul – onde atua como professora na área da saúde da Unisc – o profissional indicou aos responsáveis pela definição sua vontade de ser encaminhado para a Terra da Oktoberfest. E assim aconteceu.

    Nos primeiros anos, Daniel Niehus Machado atuou no Núcleo de Serviços Compartilhados do grupo, responsável por cuidar dos negócios tanto do Senai quanto do Sesi. Mas, há cinco anos, o administrador teve a chance de retomar totalmente sua atenção ao Senai, local que lhe abraçou há mais de 20 anos. Se tudo começou de forma simples, num trabalho de estágio, hoje o gestor foca no desenvolvimento da entidade, com implantação de novos cursos. "Desde que a gestão começou a aflorar em mim, entendo que é necessário sempre apresentar novidades no que se refere ao ensino e à qualidade", destaca.

    Em 2021, outro momento importante do Senai também vai coroar a trajetória profissional de Machado: a inauguração das obras de ampliação do espaço, antes prevista para março de 2020, quando a pandemia chegou e absolutamente tudo mudou. Entretanto, o que poderia ocasionar momentos de negatividade tornaram-se de reflexão, para que esse período menos intenso de trabalho também fosse o que mais houvesse planejamento e boas ações para a empresa. "É preciso pensar no futuro para ter pés no chão hoje e tranquilidade amanhã", diz. 

    Fora do trabalho, Machado também é muito parecido com o que mostra na empresa: tranquilo, dedicado e focado com sua filha Luiza, o maior e mais importante projeto dele e da esposa.