Geral

Jovens aprendizes de Vera Cruz promovem palestra sobre educação no trânsito

Publicado em: 21 de junho de 2017 às 14:15 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:33
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    O evento foi realizado na localidade de Vila Progresso

    A turma de jovens aprendizes de Vera Cruz do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal promoveu no dia 13 de junho uma palestra sobre educação no trânsito com a participação do Comando Rodoviário da Brigada Militar de Santa Cruz do Sul (2º BRBM). O evento foi realizado no Ginásio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann, na localidade de Vila Progresso, em Vera Cruz (RS).

    Com o tema “Falar de trânsito é falar de VIDA!”, o evento também contou com a participação de integrantes da comunidade escolar. Segundo a educadora Bruna Ferreira, a programação faz parte do último eixo pedagógico da turma, que conclui em junho o curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”. Segunda ela, foi uma excelente oportunidade de reflexão para os jovens que são o futuro do trânsito.

    Saiba mais

    O Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Já em 2016, implementou o Programa de Aprendizagem Profissional Rural. O projeto-piloto do Programa de Aprendizagem Profissional Rural é pioneiro e segue os preceitos da Lei da Aprendizagem, oferecendo aos jovens salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). Os jovens são contratados pelas empresas associadas ao Instituto, mas as atividades são todas realizadas na escola parceira, durante o contraturno, em suas propriedades, comunidades e em saídas de estudo.

    O curso tem duração média de 11 meses, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas. A proposta da formação está voltada para o desenvolvimento de um empreendedor em agricultura polivalente, que planeja e administra unidade de produção. O público-alvo para o projeto-piloto é de adolescentes de 14 a 18 anos, cursando o Ensino Regular e oriundos de famílias de pequenos produtores rurais, em especial produtores de tabaco.