Região

Santa Cruz tem primeira morte por Gripe A

Publicado em: 23 de junho de 2017 às 11:21 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:34
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Homem era morador do Bairro Progresso

    A Secretaria Estadual da Saúde confirmou mais duas mortes por Gripe A no Estado, totalizando 17 vítimas. Desta vez, foi registrada uma morte em Santa Cruz do Sul, de um homem de 64 anos, morador do Bairro Progresso, que era vacinado. Na região da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) já são três óbitos confirmados: o de Santa Cruz e dois, anteriores, em Venâncio Aires. 

    Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da 13ª CRS, Beanir Lara, o homem já tinha um mês de vacinação, mas tinha doenças crônicas. "Ele tinha equipamento para oxigênio em casa, por exemplo, e as mudanças de temperatura contribuem, nestes casos, para diminuir a imunidade da pessoa", fala. Ela explica que a vacina tem 85% de eficácia em pessoas saudáveis, demora 15 dias para agir, mas com a idade e doenças crônicas essa eficácia diminui. O homem ficou seis dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

    Os óbitos anteriores, de Venâncio Aires, são de uma idosa de 92 anos, não vacinada, com várias doenças crônicas. Já o homem de 50 anos, não era vacinado, porque não pertencia ao grupo de risco. Ele foi internado com dores abnominais e acabou contraindo a doença no hospital.