Região

Projeto leva mensagens de otimismo aos pacientes do HSC

Publicado em: 25 de junho de 2017 às 10:04 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:35
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Hospital Santa Cruz
  • Foto: Divulgação Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    A ideia é que a comunidade envie palavras de conforto por meio do site

    Uma campanha desenvolvida  por estudantes do Curso de Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está proporcionando um momento de carinho, conforto e solidariedade aos pacientes internados no Hospital Santa Cruz (HSC). O projeto Amigos do Lino foi planejado para complementar e expandir o Correio do Lino, implementado pelas estudantes na ala da pediatria no mês de abril. A ideia é que a comunidade, por meio de um canal no site da instituição, envie poesias, pensamentos, letras de músicas e mensagens de conforto aos pacientes.

    As mensagens são entregues diretamente nos quartos pelo Carteiro do Lino, que agora levam otimismo não só para a pediatria, mas também para todo o hospital. “Ao executar o Correio do Lino na pediatria ficamos encantadas com o resultado e como, de fato, as palavras de conforto e carinho têm o poder de auxiliar na recuperação dos pacientes”, justifica a aluna Luiza Klein, idealizadora da campanha ao lado das colegas Ana Paula Grasel, Natielli Quoos e Camila Roos. “A ação faz com que estas pessoas se sintam especiais”, afirma.

    A campanha tem como base o ditado “fazer o bem sem olhar a quem”, uma vez que não é necessário informar o nome do paciente que irá receber a mensagem. As primeiras cartas foram entregues no dia 20 de junho. Mas conforme as estudantes, o hospital dará continuidade à iniciativa. Para isso, basta acessar o site www.hospitalstacruz.com.br, clicar em Mensagem ao Paciente / Amigos do Lino, preencher os dados e a mensagem e enviar.

    Correio do Lino
    A nova identidade visual da Pediatria, inaugurada no final de 2016 com a temática dos livros do Lino, tem o objetivo de contribuir para uma recuperação mais rápida das crianças internadas. Painéis alusivos aos personagens – idealizados pela Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital, professora Giana Diesel Sebastiany – estão instalados nos corredores da internação pediátrica e nos espaços de recreação desde o ano passado. Os painéis reproduzem a história do primeiro volume. Em abril deste ano foi lançado o terceiro volume da série.

    O projeto do Correio do Lino incentiva as crianças internadas a escreverem uma carta para o personagem, recebendo após uma carta entregue pelo Carteiro do Lino com a resposta, redigida por bolsistas. Na campanha Amigos do Lino, as mensagens são escritas pela própria comunidade aos pacientes em geral e depois entregues pelo Carteiro do projeto.