Em breve, governo gaúcho anuncia o chamamento de cerca de 70 aprovados no último concurso público
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul conta com 272 novos servidores. A formatura, neste sábado (1º) em Porto Alegre, marca o final do processo de cinco etapas composto por cerimônias nos munícipos de Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. O ato na capital reuniu 114 alunos soldados do Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar oriundos das escolas de Esteio, São Leopoldo e Porto Alegre.
O secretário Cezar Schirmer elogiou o Corpo de Bombeiros na tarefa de transpor qualquer perigo para defender a população, elevando o reconhecimento da instituição por sua importância social. “Os senhores fazem parte da instituição de maior prestígio de toda sociedade”, completou. Schirmer ressalta que, na próxima semana, o Corpo de Bombeiros terá definida sua desvinculação da Brigada Militar, em votação na Assembléia Legislativa e, assim, poderá alçar voo próprio.
Schirmer assegurou que, em breve, o governo do Estado anuncia o chamamento de cerca de 70 aprovados no último concurso público. "Uma decisão acertada, que contempla o excedente de candidatos aprovados. Dessa forma, até o final de 2017 teremos 505 novos servidores nos quadros da corporação".
O coronel Adriano Krukoski, comandante do Corpo de Bombeiros, exaltou a formatura durante a Semana do Bombeiro. Ao cumprimentar os formandos, o comandante relembrou que todos estarão à disposição da comunidade frente às adversidades, “estamos aqui para servir a população do RS”.
Formação dos novos bombeiros militares
A preparação dos alunos começou no dia 21 de novembro de 2016. Ao todo foram 1.400 horas/aula com disciplinas como: busca terrestre, aquática e aérea; técnicas de combate a incêndio; suporte básico de vida; prevenção de incêndio, entre outras. A formação teve coordenação da Academia de Bombeiros Militar. O programa foi elaborado pelo departamento de ensino da instituição, em consonância com a matriz curricular nacional.
O curso foi dividido em dez turmas descentralizadas e divididas em Porto Alegre (duas turmas), Esteio, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Cruz Alta. Os formandos integrarão as unidades do Corpo de Bombeiros Militar do RS, reforçando o serviço à comunidade.
Os alunos cumpriram atividades externas de estágio operacional, durante a segunda e terceira etapas do curso, auxiliando a Segurança Pública paralelo aos estudos de formação. A previsão é que na próxima semana os formandos sejam remanejados para batalhões de todo o estado.
Além das disciplinas citadas, os bombeiros aprimoraram conhecimentos ligados a atendimento pré-hospitalar, direitos humanos, proteção ambiental, entre outros. A grade curricular visou à formação de profissionais polivalentes nas técnicas de salvamento e proteção à comunidade.
Batismo
Após a solenidade, os formandos passaram pelo banho de batismo dos bombeiros. O ato é tradicional na corporação para marcar a entrada dos soldados na instituição.
Notícias relacionadas
Avança trabalho para construção de casas na área do antigo Instituto Penal de Mariante
Estrutura foi demolida em julho por uma empresa de Canoas
Cerimônia marcará início das obras de restauração da antiga Prefeitura de Rio Pardo
Ato de assinatura do começo dos trabalhos ocorre nesta sexta-feira
Administração de Santa Cruz assina pedido para implantação da tecnologia 5G
Objetivo é transformar a Terra da Oktoberfest em uma cidade inteligente e conectada com o futuro
Trânsito de Venâncio Aires terá mudanças ainda neste ano
Um dos pontos que passou por estudo de engenharia é o cruzamento das Ruas Tiradentes com 15 de Novembro