Seis duplas começaram a realizar o trabalho de visita aos imóveis na manhã desta terça
Foi com um sorriso no rosto que a santa-cruzense Else Tereza Backes, de 79 anos, recebeu a primeira equipe de cadastradores do programa Mapa da Cidade na manhã desta terça-feira (4). A residência da aposentada, localizada na rua Presidente Epitácio Pessoa, bairro Goiás, marcou o pontapé inicial das visitas aos imóveis da área urbana do município. A expectativa é de que essa etapa do projeto seja concluída em 10 meses. O bairro Goiás será o primeiro, seguido por Avenida, Várzea e Universitário.
O serviço é realizado pela empresa Topcart – Topografia Engenharia e Aerolevantamentos S/S Ltda, do Distrito Federal. O trabalho de campo já iniciou em maio deste ano, quando um avião sobrevoou a cidade. Na última semana, um veículo equipado com câmeras deu início ao mapeamento terrestre.
Segundo o coordenador do programa Mapa da Cidade, Marcelo Gadke, uma equipe de doze cadastradores já está nas ruas, podendo haver mais contratações com o andamento do programa. "Eles passaram por um rigoroso treinamento para ter condições de obter as informações de forma precisa. Esse treinamento foi desde a forma como abordar os moradores até o levantamento tipológico das habitações", disse.
O trabalho é feito sempre por uma dupla de casdastradores, com as vistorias que ocorrem de segunda a sábado, das 8h às 18h. Em caso dos moradores não estarem em casa ou não puderem atender a equipe no momento, uma notificação será deixada, com os cadastradores retornando em turno inverso.
Quem são os cadastradores
– Todos estudantes dos cursos de Geografia, Engenharia Civil e Arquitetura;
– Jovens entre 20 e 25 anos;
– Estão identificados com crachás com nome completo e logotipo da empresa Topocart. Também são facilmente identificados pelo uso de coletes azuis com identificação da Prefeitura de Santa Cruz.
Obrigação dos moradores
– Devem fornecer CPF, RG, e-mail e telefone e apresentar documentos que comprovem a titularidade do imóvel, como contrato de compra e venda, matrícula e escritura.
*É importante que possuam esses documentos em mãos, a fim de agilizar o trabalho.
Confira em vídeo a entrevista com o coordenador do programa Mapa da Cidade, Marcelo Gadke. Ele explica como funcionam as visitas
Notícias relacionadas
Ampliação do Calçadão da Marechal Floriano deve iniciar em janeiro
As obras contemplarão dois trechos, entre as ruas Ramiro Barcelos e 28 de Setembro
Rádio Revista – Gabriela Munhoz, Atriz
Atriz lajeadense integra elenco da série Senna.
Rádio Revista – Luis H. Rocha, Escritor
O Beato que Morreu na Porta do Céu tem Ramiz Galvão, em Rio Pardo, como cenário.
INMET adquire 98 estações automáticas para o Rio Grande do Sul
No início de 2025, será definido o cronograma de instalações para o funcionamento imediato e o pleno restabelecimento do monitoramento