Concurso será lançado nesta segunda-feira. Projeto vencedor vai ser selecionado até dezembro
Um pedido antigo da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) está começando a se tornar realidade. Após a Prefeitura de Santa Maria e o dono do prédio da Boate Kiss entrarem num acordo de desapropriação, esta segunda-feira (10) é marcada pelo lançamento do concurso para o memorial que deve ser construído no local. Até dezembro de 2017, o projeto vencedor deve ser conhecido.
A ideia é de que o prédio seja demolido e o terreno seja limpo até janeiro de 2018, quando a tragédia completa cinco anos. A previsão de término do memorial é para o final de 2019. Na última quinta-feira, o acerto com a Econn Empreendimentos de Turismo e Hotelaria, empresa dona do imóvel, definiu que o pagamento da Prefeitura de Santa Maria, de forma parcelada, deve ficar em torno de R$ 1,4 milhão.
O concurso
Arquitetos poderão enviar projetos com sugestões estéticas. Os recursos para a obra devem vir por financiamento coletivo ou por uma Parceria Público Privada (PPP). A campanha deve ser organizada pela AVTSM e pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Em agosto, começam os seminários para que toda a comunidade envolvida na tragédia possa participar do processo de construção de memorial.
Notícias relacionadas
STJ mantém decisão de suspensão das obras na Rua Almirante Alexandrino em Rio Pardo
Em 2024, o Ministério Público ajuizou uma ação com o argumento de que as obras teriam potencial de causar dano ao patrimônio histórico local
Após enchentes no estado, governo liberou R$ 2,5 bilhões para agricultura familiar
MDA divulgou balanço das medidas de apoio adotadas em 2024
Prainha de Candelária recebe banheiros químicos para temporada do verão
Balneário Carlos Larger é um dos principais pontos de veraneio da região
Moisés Damé: do buenacho à voz do baile, são 20 anos de carreira
Com o projeto Dale Baile, o santa-cruzense que começou na música ainda criança tem lotado a agenda com muitos shows