Geral

Até o final de 2019, prédio da Kiss deve se tornar memorial

Publicado em: 10 de julho de 2017 às 14:05 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:55
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Diário de Santa Maria e G1
  • Foto: Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Concurso será lançado nesta segunda-feira. Projeto vencedor vai ser selecionado até dezembro

    Um pedido antigo da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) está começando a se tornar realidade. Após a Prefeitura de Santa Maria e o dono do prédio da Boate Kiss entrarem num acordo de desapropriação, esta segunda-feira (10) é marcada pelo lançamento do concurso para o memorial que deve ser construído no local. Até dezembro de 2017, o projeto vencedor deve ser conhecido. 

    A ideia é de que o prédio seja demolido e o terreno seja limpo até janeiro de 2018, quando a tragédia completa cinco anos. A previsão de término do memorial é para o final de 2019. Na última quinta-feira, o acerto com a Econn Empreendimentos de Turismo e Hotelaria, empresa dona do imóvel, definiu que o pagamento da Prefeitura de Santa Maria, de forma parcelada, deve ficar em torno de R$ 1,4 milhão. 

    O concurso

    Arquitetos poderão enviar projetos com sugestões estéticas. Os recursos para a obra devem vir por financiamento coletivo ou por uma Parceria Público Privada (PPP). A campanha deve ser organizada pela AVTSM e pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Em agosto, começam os seminários para que toda a comunidade envolvida na tragédia possa participar do processo de construção de memorial.