Geral e Região

Drogas e violência pautam bate-papo entre BM e jovens aprendizes

Publicado em: 19 de julho de 2017 às 15:26 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:00
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa SindiTabaco
  • Foto Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Alunos devem ser disseminadores dos conhecimentos

    Com a parceria do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) e do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), os aprendizes do Instituto Crescer Legal das turmas de Venâncio Aires, Vale do Sol e Santa Cruz do Sul receberam policiais da Brigada Militar para debater o uso de drogas e a violência, bem como a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para a ocorrência dos problemas. As palestras realizadas nos espaços de formação de cada turma foram bastante dinâmicas, em formato de bate-papo, e proporcionaram aos aprendizes um importante momento de reflexão.

    O aprendiz Kaynã da Silva Vargas, de Vale do Sol, salienta que "momentos como estes são únicos e muito válidos. Aprendi muito e levarei este aprendizado para a vida". A expectativa é de que os jovens sejam também disseminadores dos conhecimentos adquiridos, dentro de suas escolas e comunidades.

    SAIBA MAIS
    O Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Já em 2016, implementou o Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Atualmente, duas turmas foram formadas (Candelária e Vera Cruz) e outras três estão em andamento (Venâncio Aires, Vale do Sol e Santa Cruz do Sul). O projeto-piloto do Programa de Aprendizagem Profissional Rural é pioneiro e segue os preceitos da Lei da Aprendizagem, oferecendo aos jovens salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). Os jovens são contratados pelas empresas associadas ao Instituto, mas as atividades são todas realizadas na escola parceira, durante o contraturno, em suas propriedades, comunidades e em saídas de estudo.

    Crescer Legal forma as primeiras turmas em Candelária e Vera Cruz