Frequentadores do Parque da Gruta flagraram o animal ferido
A característica principal dos 17 hectares do Parque da Gruta, em Santa Cruz, é o contato com a natureza. Além das cavernas, trilhas e cascata, os macacos que pulam soltos pelas árvores são a atração dos visitantes. Mas nos últimos dias uma cena causou tristeza aos frequentadores. Um destes animais está com uma lata presa na mão direita. Por não ter equipamentos adequados, nem servidores aptos para fazer a captura de animais silvestres, a prefeitura já comunicou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e técnicos estarão em Santa Cruz nesta quarta-feira (2) para resgatar o macaco.
Em nota divulgada, a Administração Municipal faz um apelo à população para que não alimentem os animais do parque, principalmente com alimentos industrializados, pois prejudicam a saúde deles. Ressalta que além de ser um crime ambiental, quem infringir a lei pode ser penalizado. "Ao alimentá-los, as pessoas provocam diversos desequilíbrios à fauna. O animal acaba perdendo as habilidades de se alimentar na natureza, ficando cada vez mais dependente do seres humanos. Além disso, também podem se tornar agressivos ao tentar obter essa comida, podendo ferir os visitantes, especialmente as crianças."
Placas
Recentemente, a prefeitura instalou placas informativas sobre travessia de animais silvestres no Acesso Grasel, na Avenida Melvin Jones, na BR-471 e nos Parques da Gruta e Cruz. No Grasel e na Melvin Jones foram instalados passadores de fauna. Já foram providenciadas placas informativas que serão colocadas no Parque da Gruta. Na tarde desta segunda-feira (31), o prefeito Telmo Kirst determinou a criação de uma Comissão Municipal de Proteção Animal.
Notícias relacionadas
Aplicação de fumacê para controle de insetos inicia nesta segunda-feira em Venâncio
Trabalho será realizado em áreas de 12 bairros do município
Por que eu escrevo?
Enquanto mastigava a dúvida que ele me serviu, entendi que a pergunta dele não era sobre o que eu faço. Era sobre o que eu amo
Por Lucas Dalfrancis
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…