Geral e Região

Comitiva busca experiências sobre tratamento de resíduos

Publicado em: 17 de agosto de 2017 às 08:49 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:27
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Portal Arauto e Assessoria de Imprensa Prefeitura de Rio Pardo
  • Foto Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Grupo representa os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Serviços (Cisvale)

    A comitiva que integra a “Missão Coreia”, representando todos os municípios do Vale do Rio Pardo integrantes do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), iniciou na noite dessa quarta-feira (16), a viagem com previsão chegada para a tarde de sexta-feira (18), em Seoul. Entre os membros do grupo, está o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert. 

    Integrando uma comitiva do Brasil composta por empresários e outros prefeitos de cidades do Paraná, Wickert ficará no país asiático até o dia 25 e terá uma agenda intensa de encontros com empresários, além de participação no Congresso Nacional da República da Coreia do Sul, na Conferencia de Clean Net System (tratamento de lixo) e tratamento de esgoto da cidade Sejong e, ainda, encontro na Prefeitura de Seoul, com o prefeito Park Won Soon.

    O intuito de Wickert é buscar conhecimento e abrir a possibilidade de novos negócios para as cidades dos Vales. As principais pautas são o tratamento do lixo e a energia fotovoltaica. “Precisamos preparar nossos municípios para o novo ciclo. Estamos passando por uma grande mudança e é primordial que nossas cidades estejam preparadas”, acredita o gestor.

    A Coreia do Sul é um dos maiores cases mundiais em tratamento do lixo e reutilização dos resíduos, bem como na geração de energia a partir do lixo. “ A Coreia conseguiu, com um trabalho muito focado, uma economia muito grande nestes processos. Hoje os municípios brasileiros gastam muito mais do que arrecadam com o lixo e com a iluminação pública, por exemplo. Encontrar outras alternativas é bom para os governos quanto para os contribuintes”, salienta Wickert.

    Uma das mais aguardadas visitas é na empresa Forcebel que faz a separação do lixo através de um equipamento que processa mais de mil toneladas de lixo. “Toda a nossa região unida não produz isso. Poderíamos unir mais de dois consórcios e conquistar este equipamento para conseguir um novo caminho para os resíduos que produzimos”.

    A viagem do Prefeito de Venâncio Aires à Coreia é totalmente custeada pelo Consórcio.