Geral

Oktoberfest faz ampliar doações de sangue no Hemovida

Publicado em: 17 de agosto de 2017 às 09:33 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:27
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Lei Municipal garante entrada livre para quem tem o Cartão Doador

    O Hemovida de Santa Cruz do Sul celebra a chegada do mês de Agosto. Isso porque com a proximidade da Oktoberfest, pessoas que contam com a carteira de doador começam a procurar o banco de sangue para fazer a doação. A alta nesse período chega a 20%, passando de 420 doações mensais para cerca de 600, com afirma o enfermeiro responsável pelo Hemovida, Cezar Rodrigo Priebe. "Temos que controlar. Muitas pessoas vem doar nessa época e por isso controlamos em uma média diária de 25 doações. Se não controlarmos passa de 600 facilmente", conta.

    Ainda conforme Priebe, o estoque que está dentro do suficiente, tem necessidade de doações do tipo sanguíneo O negativo. "Temos apenas cinco bolsas quando necessitaríamos ter pelo menos quinze.  Já tentamos chamar pessoas que já doaram esse tipo sanguíneo, mas até agora sem sucesso. Precisamos da ajuda da comunidade", enfatiza.

    Em contrapartida, já não há mais espaço para armazenar os tipos sanguíneos B e AB positivo. "Colocamos um cartaz aqui an porta já para alertar. Não temos com armazenar estes dois tipos sanguíneos", argumenta Priebe.

    O Banco de Sangue atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30min, sem fechar ao meio dia. O doador deve vir munido de documento com foto (identidade, carteira de motorista ou de trabalho). O telefone para contato é (51) 3056-2103.

    Entenda a Lei Municipal

    Está previsto nas Leis Municipais nº 3.566/2000 e 5.445/2008 que doadores de sangue com a carteira de doador e a apresentação de um documento de identidade, que tenham feito uma doação nos últimos quatros meses que antecedem a Festa da Alegria, garantem o acesso ao Parque da Oktoberfest de forma gratuita.

    Como o Hemovida tem um prazo de 30 dias para entregar a carteirinha ao doador, é importante que os voluntários se programem para que até o início da Oktober, o documento esteja pronto ou que apresentem outro comprovante assinado pelo Hemovida, que confirme a doação de sangue, pois além da apresentação do comprovante, haverá uma lista de relação com os nomes dos doadores na portaria para evitar fraudes.

    Validade de poucos dias

    Cézar Preibe explica que um determinado sangue que tem como componente principal as plaquetas, terá validade de apenas cinco dias. Por outro lado, um sangue cujo que tenha as hemácias como componente principal, tem validade de até 35 dias.

    Critérios para doar?

    – Estar em boas condições de saúde.

    – Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

    – Pesar no mínimo 50kg.

    – Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

    – Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

    – Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).