A obra se faz necessária para garantir abastecimento no futuro
Um projeto elaborado pela Prefeitura pretende melhorar de 20 a 30% a capacidade de abastecimento de água em Vera Cruz. A ideia é realizar a substituição de canos de fibrocimento da adutora que liga a Fonte dos Diehl, em Dona Josefa, à Estação de Tratamento de Água (ETA), na rua Júlio Wild, no Centro. O prefeito Guido Hoff e o secretário de Obras, Gilson Becker, estiveram nesta semana na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Porto Alegre, para dar sequência ao encaminhamento do projeto, cadastrado em Brasília. Ele está orçado em mais de R$ 3,7 milhões.
A atual rede tem mais de três décadas – tempo maior do que o indicado. Além disso, apresenta perdas hora ou outra. Segundo Becker, a troca se faz necessária para garantir o abastecimento no futuro. Mas ainda não há data para que o projeto saia do papel. É preciso aguardar os trâmites. Quando iniciarem as obras, o cronograma de serviços é de 12 meses.
O QUE PREVÊ O PROJETO
De acordo com o setor de engenharia da Prefeitura, o projeto envolve a substituição da atual adutora de fibrocimento por tubulação de PVC, além da colocação de todas as peças especiais referentes às câmaras de manobras para interligação na rede existente. Também será realizada a readequação do diâmetro da tubulação para as atuais e futuras necessidades de Vera Cruz. Hoje, a Fonte Diehl abastece cerca de 20% da população. Junto à captação existe uma mini estação de tratamento. A água sai direto para consumo. São os técnicos da ETA que monitoram o local.
A matéria na íntegra está na edição impressa do Jornal Arauto deste sábado.
Notícias relacionadas
STJ mantém decisão de suspensão das obras na Rua Almirante Alexandrino em Rio Pardo
Em 2024, o Ministério Público ajuizou uma ação com o argumento de que as obras teriam potencial de causar dano ao patrimônio histórico local
Após enchentes no estado, governo liberou R$ 2,5 bilhões para agricultura familiar
MDA divulgou balanço das medidas de apoio adotadas em 2024
Prainha de Candelária recebe banheiros químicos para temporada do verão
Balneário Carlos Larger é um dos principais pontos de veraneio da região
Moisés Damé: do buenacho à voz do baile, são 20 anos de carreira
Com o projeto Dale Baile, o santa-cruzense que começou na música ainda criança tem lotado a agenda com muitos shows