Enquanto no trevo do Bom Jesus o lixo dá as boas-vindas, na Kopp colorido das flores enche os olhos e convida para entrar em Vera Cruz
A paisagem que poderia ser para dar as boas-vindas para os visitantes, hoje dá lugar para entulho e lixo, que podem ser vistos à distância por quem passa pela BR-471, nos arredores do trevo de acesso do bairro Bom Jesus, que liga Vera Cruz a Santa Cruz do Sul. O cenário, que ao invés de causar uma boa impressão para quem percorre o local assusta, tamanha é a quantidade de material descartado no acostamento, às margens da rodovia.
De longe é possível avistar móveis, como balcões, cubas de pia, vasos sanitários, sofás e até mesmo pedaços de televisores e pneus. A diversidade de lixo descartado de forma irregular multiplica conforme a atenção do olhar. Quem se aproxima do espaço onde há os resíduos consegue visualizar, ainda, partes de eletrodomésticos, potes de viandas descartáveis, fraldas, vidros de conservas, roupas, sapatos, latas, além de entulhos em geral.
A problemática é antiga e mesmo com a limpeza semanal, realizada por uma equipe da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos de Santa Cruz do Sul, a falta de educação e consciência da população é vista nos arredores do trevo de forma preocupante. Conforme o secretário da pasta, Gérson Antônio Vargas, pelo menos uma vez por semana é disponibilizada uma equipe para trabalhar no local. Inclusive na manhã desta sexta-feira, servidores fizeram a roçada e manutenção no gramado, bem como parte do lixo foi recolhido. A continuidade do trabalho deve acontecer no início da próxima semana para que todo o material depositado seja retirado.
Vargas lamenta pela falta de respeito daqueles que depositam lixo e entulhos às margens da BR-471. “Estas pessoas precisam entender que é a comunidade que paga. Elas mesmas pagam e este custo é alto, além do que a cidade não fica bonita”, reflete. O titular da pasta de Transportes e Serviços Urbanos pede que a população tenha mais consciência e descarte o lixo de forma correta, nos dias em que ocorre recolhimento.
DO OUTRO LADO
Se de um lado o cenário assusta, do outro o paisagismo colorido das flores e os cuidados com o gramado acabam sendo atrativos para os visitantes ou condutores que trafegam pela RSC-287 e se aproximam do trevo da Kopp, como é tradicionalmente conhecido. O local inclusive é cartão postal e cenário fotográfico para quem vem de fora, além de servir de colírio aos olhos.
Através de um antigo programa lançado pelo Executivo Municipal, o “Cidade Mais Florida”, a empresa Kopp Tecnologia adotou os canteiros do trevo para cuidar e preservar. Sendo assim, há mais de seis anos é responsável pela jardinagem e layout do local.
Conforme a responsável pelo Marketing da empresa, Lismara Gularte, a Kopp Tecnologia é conhecida nacional e mundialmente e por isso faz investimentos permanentes em sua estrutura e no local onde está inserida, pois além de apresentar a empresa como ela é, também é uma forma de traduzir em agradecimento para a comunidade de Vera Cruz, tornando-se um cartão postal e de boas-vindas para quem chega na cidade.
Confira a matéria completa na edição deste sábado do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas
STJ mantém decisão de suspensão das obras na Rua Almirante Alexandrino em Rio Pardo
Em 2024, o Ministério Público ajuizou uma ação com o argumento de que as obras teriam potencial de causar dano ao patrimônio histórico local
Após enchentes no estado, governo liberou R$ 2,5 bilhões para agricultura familiar
MDA divulgou balanço das medidas de apoio adotadas em 2024
Prainha de Candelária recebe banheiros químicos para temporada do verão
Balneário Carlos Larger é um dos principais pontos de veraneio da região
Moisés Damé: do buenacho à voz do baile, são 20 anos de carreira
Com o projeto Dale Baile, o santa-cruzense que começou na música ainda criança tem lotado a agenda com muitos shows