Evento nesta quarta-feira à noite lança a programação local com palestra de Rogério Bastos
A Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de Vera Cruz dá início aos festejos farroupilhas nesta quarta-feira (30), a partir das 19 horas, quando ocorre palestra na Câmara de Vereadores. "Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história", temática dos Festejos Farroupilhas de 2017 no Estado e no Município, norteia os trabalhos conduzidos por Rogério Bastos.
Jornalista e comunicador, com formação e pós-graduação em História e em Administração, Bastos é coordenador da 40ª Região Tradicionalista, vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e diretor de Divulgação da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG). Autor do Livro MTG 50 anos de preservação e valorização da cultura gaúcha, e do tema dos festejos de 2013 – "O RS no imaginário social" -, ele já palestrou em várias cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e em Dongguan, na China.
A temática dos Festejos Farroupilhas deste ano foi escolhida no Congresso Tradicionalista de Bento Gonçalves, realizado em janeiro, com a presença de representantes de CTGs de todo o Estado. A indicação do tema foi feita pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas e trata da história de homens com ideais que mudaram o tempo e a própria história.
PATRONO
As entidades tradicionalistas de Vera Cruz escolheram Danilo Emílio Pilz como patrono da programação deste ano. Aos 66 anos, o morador de Linha Henrique D’Ávila recebeu o convite do prefeito Guido Hoff e do secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Lucas Dalfrancis, no início deste mês. O homenageado é sócio fundador do CTG Herança Farroupilha e do PTG Pala Velho. A Semana Farroupilha do Município abre com a chegada da Chama Crioula, no dia 13 de setembro.
Notícias relacionadas
Planejamento encaminha licitação para pavimentação de duas ruas de Candelária
Vias Mem de Sá e 21 de Abril serão contempladas com recurso do Senador Paulo Paim
Governo lança ações para se antecipar a período de alta da dengue
Método que infecta mosquitos com bactéria será ampliado a 40 cidades
STJ mantém decisão de suspensão das obras na Rua Almirante Alexandrino em Rio Pardo
Em 2024, o Ministério Público ajuizou uma ação com o argumento de que as obras teriam potencial de causar dano ao patrimônio histórico local
Após enchentes no estado, governo liberou R$ 2,5 bilhões para agricultura familiar
MDA divulgou balanço das medidas de apoio adotadas em 2024