Geral

Aposentados por invalidez com menos de 60 anos são convocados pelo INSS

Publicado em: 30 de agosto de 2017 às 11:51 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:37
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Portal Arauto e Agência Brasil
  • Arquivo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Chamado é para aqueles que estão com o benefício sem revisão há mais de dois anos

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) estão convocando aposentados por invalidez para a realização de perícias médicas. A intenção é fazer um pente-fino nos benefícios concedidos. A economia prevista para o final do procedimento é de R$ 10 bilhões, de acordo com o MDS. Os aposentados serão informados sobre a convocação por meio de cartas enviadas pelos Correios. Desde a última sexta-feira (25), estão sendo convocados aqueles com menos de 60 anos que estão com o benefício sem revisão há mais de dois anos. 

    CONVOCADOS DEVEM AGENDAR PERÍCIA

    No primeiro lote, foram enviadas 22.057 cartas para 25 estados e o Distrito Federal, exceto Roraima. Ao todo, o governo quer convocar 1 milhão de segurados até dezembro de 2018. A previsão é de que as primeiras perícias médicas comecem em setembro, considerando os prazos de entrega das correspondências e de contato dos beneficiários para a marcação do agendamento. Aqueles que receberem a carta devem entrar em contato com o INSS pelo número 135 em até cinco dias corridos, com exceção de domingo, e agendar a perícia. Quem não fizer o agendamento terá o benefício suspenso.

    A partir da suspensão, são contados 60 dias para que se marque a perícia. Se o agendamento for feito nesse prazo, o benefício é liberado até a realização da perícia. Passados os 60 dias sem que o beneficiário se manifeste, o benefício será cessado.

    EM SANTA CRUZ DO SUL

    A agência do INSS de Santa Cruz do Sul tem agendado as perícias dos convocados no prazo de cerca de 60 dias para atendimento. A agência atende cidades da região, como Vera Cruz, Herveiras, Gramado Xavier e Vale do Sol, e até de outras localidades. Conforme o gerente, João Mário Werberich, isso ocorre devido ao prazo menor para os agendamentos em relação ao outros lugares com maior demanda nas agendas. Embora não tenha dados locais em relação à manutenção e suspensão dos benefícios, Werberich cita que, das revisões em todo o país, de 70% a 80% dos beneficiários estão tendo alta.

    Os agendamentos também em Santa Cruz devem ser feitos pelo 135. A agência está situada na Rua Ramiro Barcelos, 1.430, no Centro.

    RELEMBRE:
    INSS faz pente-fino em benefícios